Em anúncio feito recentemente em seu perfil na rede social X, Melania Trump segue a deixa do seu marido e decide lançar a sua própria criptomoeda no último domingo (19), que chegou a contar com um valor de mercado de cerca de U$ 2,15 bilhão. Com seus pais tomando a dianteira, filho do casal também pretende lançar sua própria criptomoeda.
Moedas meme
Apesar do incrível sucesso, a criptomoeda lançada pela primeira dama não é uma moeda digital convencional, mas sim uma moeda meme, algo criado para “medir o engajamento de algo”, sem valor transitivo.
As moedas memes são normalmente apoiadas por toda uma comunidade, o que despertou o interesse de diversos países em estudar sua regulamentação. Criptomoedas do tipo são consideradas investimentos de alto risco e volatilidade, mas podem proporcionar um bom retorno financeiro caso a moeda seja valorizada e vendida no tempo certo.
A memecoin $Melania está sendo negociada pela blockchain Solana, um banco de dados que administra transações e armazenamentos digitais.
No último dia 17, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vem mostrando cada vez mais seu apoio às criptomoedas, também lançou seu próprio ativo: a $TRUMP, que também foi amplamente valorizada no mercado, chegando a U$ 72,7 bilhões. “Meu NOVO Meme oficial Trump ESTÁ AQUI! É hora de celebrar tudo o que defendemos: VENCER!”, publicou Donald Trump em sua própria rede social, a Truth Social.
Ambos recebem críticas
Tanto Donald quanto Melania vêm recebendo críticas de pessoas que alegam que ambos estão usando sua influência política para lucrar em cima de seus apoiadores. “Trump possuir 80% [dos tokens] e lançar a moeda horas antes da posse é algo predatório, e muitos provavelmente serão prejudicados por isso” afirmou Nick Tomaino, investidor em cripto e ex-executivo da Coinbase.
Donald Trump se torna o 47º presidente dos Estados Unidos (Foto: reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)
Atualmente, ambas as moedas já demonstram sua característica volatilidade, despencando cerca de 30% no seu valor de mercado. A moeda $TRUMP vem sendo negociada a U$ 45, enquanto que a $MELANIA está sendo cotada a U$ 5,47.
Após demonstrar grande interesse nos ativos, especialistas esperam que o novo presidente apoie políticas de regulamentação mais brandas para as criptomoedas, incentivando o desenvolvimento das reservas.
Matéria por Júlia Manjko (Lorena – R7)