No último domingo (9), Kendrick Lamar se apresentou no jogo anual mais importante da Liga Nacional de Futebol (NFL), que foi realizado no estádio Caesars Superdome em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O show aconteceu durante o intervalo da disputa entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles, e contou com as participações de SZA, Samuel L. Jackson e Serena Williams.
Recorde de audiência
Com mais de 126 milhões de espectadores em todas as plataformas, o “Super Bowl 2025” registrou a maior audiência de sua história.
Conforme informações da empresa de pesquisa Nielsen, divulgadas pela Fox, esse aumento representa cerca de 2% em relação ao número de pessoas que assistiram ao jogo no ano passado, quando se atingiu a marca de 123,7 milhões.
Segundo a emissora, a audiência teria alcançado seu auge durante o segundo quarto do jogo, pouco tempo antes da apresentação do cantor, com aproximadamente 136 milhões de espectadores entre 20h e 20h15.
Importância da apresentação
O show de Kendrick Lamar marca a primeira apresentação solo de um rapper no evento. Kendrick já havia se apresentado em 2022, ao lado de artistas como Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem e 50Cent, na edição que homenageou os 50 anos de hip-hop.
Além disso, o show definiu o melhor momento comercial da carreira de Kendrick Lamar. Ele conseguiu grandes conquistas com “Not Like Us”, música repleta de referências e ataques diretos, que expõe sua briga com o cantor Drake.
“Not Like Us” foi o rap que conquistou mais rápido a marca de 100 milhões de visualizações e levou cinco prêmios no Grammy Awards.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (6), o artista explicou que seu objetivo sempre foi manter a essência da competição entre os cantores. “Ainda assisto a raps de batalha, essa sempre foi a definição central de quem eu sou”, disse.
Ele ainda acrescentou que muitas pessoas haviam colocado o rap em segundo plano, e que aquilo já não possuía mais a mesma intensidade de antes. Segundo Lamar, o importante não é só fazer as pessoas ouvirem sua música, mas também refletirem sobre seu significado.