Nesta segunda-feira (24), foi divulgado pelo jornal italiano “Corriere Della Sera” que um ativista argentino, Juan Grabois, tentou entrar no quarto de hospital do Papa Francisco para visitá-lo, mas foi barrado.
A tentativa de visita
De acordo com o veículo, Grabois tentou fazer uma visita ao pontífice, em seu quarto no hospital, porém foi impedido por sua segurança. O Papa está atualmente internado em uma ala extremamente protegida, com uma grande restrição quanto à visitas, especialmente por conta do seu estado de saúde.
Hospital Gemelli com a estátua de João Paulo II (Foto: reprodução/TIZIANA FABI/AFP/Getty Images Embed)
O ativista conhece e é um aliado de Francisco, pois foi consultor da Igreja Católica e atualmente faz parte do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano.
Sobre o ativista
Em seu país de origem, Argentina, Grabois faz forte oposição ao presidente atual, Javier Milei.
Foto de Juan Grabois (Foto: reprodução/Luciano Gonzalez/Anadolu/Getty Images Embed)
Ele também fundou o partido de esquerda “Frente Patria Grande” e até chegou a ser pré-candidato à presidência no ano de 2023.
A saúde do Papa
O pontífice originalmente buscou ajuda médica para tratar de uma bronquite e se internou no Hospital Gemelli no dia 14 de fevereiro. Dias depois, foi anunciado pelo Vaticano que o Papa foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
Papa Francisco durante o Jubileu das Forças Armadas (Foto: reprodução/Franco Origlia/Getty Images Embed
Nesta segunda-feira (24) foi divulgado um boletim da Santa Sé, afirmando que Francisco obteve uma leve melhora, porém ainda permanece em estado crítico. O Papa recentemente também apresentou um quadro de insuficiência renal leve, mas que está sob controle.
Ainda na segunda-feira, o Papa teve uma conversa com a paróquia de Gaza por telefone também fez trabalhos administrativos, porém ainda não há previsão para sua alta.