Milhares de fiéis se reuniram em oração, na noite desta segunda-feira (24), na Praça de São Pedro, no Vaticano, em vigília pela saúde do Papa Francisco, o pontífice de 88 anos está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.
Fiéis demonstram preocupação com o Pontífice
Segundo o site G1, esta foi a primeira noite de vigília pela recuperação do Papa, as orações pela sua recuperação têm sido feitas diariamente. O Vaticano havia anunciado que iria realizar vigílias pelo Papa Francisco, e convidou romanos e turistas para estarem na cerimônia.
A celebração realizada nesta segunda-feira, foi conduzida pelo cardeal Pietro Parolin, que é considerado a segunda principal autoridade religiosa no Vaticano. Nas vigílias os fiéis oram e cantam e demonstram preocupação com o estado do pontífice.
O Vaticano chegou a informar que, embora o Papa Francisco tenha apresentado uma leve melhora, sem crises respiratórias asmáticas recentes com redução na necessidade de oxigênio, seu estado de saúde ainda requer cuidados intensivos. Além disso, uma insuficiência renal leve está sendo monitorada, mas não é motivo de preocupação no momento.
Jorge Bergoglio, Papa Francisco, conseguiu superar problemas de mobilidade como dores no joelho usando cadeiras de rodas, mas sua dificuldade respiratória, de quem teve o lobo superior direito removido aos 21 anos de idade, tem sido questão de preocupação, pois em várias ocasiões , o bispo de Roma chegou a ser forçado a cancelar compromisso de leitura de seus textos, por conta de falta de ar.
Apesar da melhora não há previsão de alta
Ainda segundo site G1, nesta última segunda-feira, Papa Francisco chegou a falar por telefone com a paróquia de Gaza e também fez alguns trabalhos administrativos.
Fiéis e religiosos de diferentes nacionalidades continuam se reunindo diariamente na Praça de São Pedro para orar pela recuperação do Papa Francisco, demonstrando união e a fé da comunidade católica em todo o mundo. Ainda não há previsão de alta.