Nesta quarta-feira (25) o Brasil foi escolhido como país de honra no Marché du Film, mercado de filmes do Festival de Cannes 2025. Neste evento, são feitas negociações para compra e venda de direitos e distribuição de obras cinematográficas.
Um espaço para o país de honra apresentar seus filmes, sua cultura, trocar experiências com outros profissionais do cinema e aumentar sua visibilidade. Em 2025, o evento acontecerá de 13 a 21 de maio.
Divulgação Marché du Film (Foto: reprodução/ Instagram / @mdf_cannes)
O Marché du Film é um dos mais importantes eventos do mercado cinematográfico, teve início em 1959 e acontece anualmente junto ao festival. Em 2025, contará com 1.500 exibições exclusivas de 80 países.
Dinâmica do Brasil no Marché du Film
O Brasil será o anfitrião, dando início ao evento, na noite de abertura. Uma noite de comemorações onde os participantes terão maior contato com a cultura e a diversidade brasileira.
Diversos profissionais do Audiovisual brasileiro, representarão o país juntamente com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que celebra o convite e pontua: “Brasil e França compartilham há muito tempo uma parceria forte e em evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e às indústrias criativas”.
No centro das atenções do evento, o Brasil é o quarto país a receber o título de “País de Honra” do festival. Os demais foram: Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).
Parceria Brasil-França
O convite para o Brasil ser o país de honra no evento, coincide com a “Temporada Brasil-França 2025” que será dividida em duas partes. A primeira, ocorrerá de abril a setembro deste ano, com a participação brasileira na França e, de agosto a dezembro, com participação francesa no Brasil.
Os dois países sediarão vários eventos bilaterais, fortalecendo os laços econômicos, culturais e acadêmicos.
As prioridades desta parceria levarão em conta, principalmente, temas relacionados ao clima e a transição ecológica, diversidades das sociedades, democracia e globalização.