Versace está reescrevendo sua história. Donatella Versace, que assumiu a direção criativa da grife em 1997 após o falecimento de seu irmão, Gianni Versace, anunciou sua saída do cargo. A partir de 1º de abril de 2025, ela assumirá o posto de embaixadora- chefe da marca, enquanto Dario Vitale assume a direção criativa.
Aos 69 anos, Donatella deixa o comando criativo da Versace após 28 anos de liderança. Durante esse período, ela consolidou a grife como referência no mercado de luxo, mantendo a estética ousada da marca e promovendo iniciativas inclusivas e sustentáveis.
Dario Vitale (Foto: reprodução/Instagram/@versace)
Dario Vitale
O italiano Dario Vitale, de 41 anos, foi anunciado como o novo diretor criativo da grife. Com uma carreira firmada na Miu Miu, onde trabalhou diretamente com a fundadora da marca Miuccia Prada e cooperou no crescimento da marca em 93% em 2024, Vitale chega à Versace para trazer uma nova visão. Sua primeira coleção será histórica: a primeira em 47 anos sem a supervisão criativa de um Versace.
Vitale é formado pelo Instituto Marangoni, e passou por grifes reconhecidas antes de ingressar na Miu Miu, onde permaneceu por 15 anos até janeiro de 2025. Seu desafio será renovar a identidade da Versace e reverter os desafios financeiros enfrentados pela empresa.
Gianni e Donatella Versace (Foto: reprodução/Dave Benett/Getty Images Embed)
Desafios financeiros e rumores de venda
Em queda de 6,6% nas receitas no ano fiscal encerrado em março de 2024, Versace totalizou US$ 1,03 bilhão. Previsões indicam que vendas podem cair ainda mais em 2025 antes de uma possível recuperação em 2027. Reflexo de um cenário mundial na indústria da moda que enfrenta desafios com o comportamento do consumidor e instabilidade econômica global.
Com atual rumores de venda pela detentora da marca, a Capri Holdings, a Prada surge como principal interessada na compra da Versace, com uma oferta estimada em 1,5 bilhão de euros.
Com a entrada de Dario Vitale e a possível transformação na visão, a Versace entra em um novo ciclo. A expectativa é que a grife passe por uma reformulação estratégica para se reposicionar e voltar ao auge na indústria da moda. Com o frescor de nova liderança e influência da essência da marca, o caminho pode ser promissor.