Saiba qual é o momento certo para definir as metas do seu negócio

Ana Gomez Por Ana Gomez
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A gerente da Rede Mulher Empreendedora, Debora Monteiro, de apoio ao empreendedorismo feminino, deu dicas e listou a práticas para os líderes de próprios negócios que queiram definir metas e alcançá-las.


A definição das metas são essenciais para impulsionar o seu negócio (Reprodução/Marina Chaim)


Caso você não saiba, o feito é melhor que o perfeito. Quando você é dona do seu próprio negócio a primeira coisa que você precisa priorizar é aonde quer chegar, e logo depois, formular planos para caminhar até o seu destino.

Se você quer criar um produto e espera ter conquistado uma parte boa do mercado com um ano após o lançamento. Qual é o tipo de plano a ajudaria a atingir seus resultados esperados?

Segundo a gerente para se chegar em um lugar específico é necessário definir metas. Mas por que as metas são importantes? Para ela, as metas deixam sua visão mais realista, te levam a um propósito, ajudam a medir o progresso, deixa claro para as equipes saberem o que fazer e dão direcionamento ao seu negócio.

Debora ainda comentou que para as metas serem eficazes, elas devem ser relacionadas a você e ao objetivo final do seu negócio, e é recomendável que elas sejam claras e inteligentes.

O que seriam as metas claras e inteligentes? As metas claras são colaborativas, delimitadas, reduzidas e ajustáveis. Já as metas inteligentes elas são específicas, mensuráveis, tangíveis, relevantes e possuem um prazo para serem atingidas.

A gerente ainda comentou “Ao gastar tempo e energia definindo metas, certifique-se que definiu a quantidade ideal. Não é possível, nem aconselhável, se concentrar em mais do que poucas metas”.

Para a definição das metas, o empreendedor deve se concentrar em duas ou três metas: escolha as mais relevantes, concentre-se na missão do seu negócio e reviste seus objetivos e os atualize conforme o necessário.

Assim que metas são definidas você deve: registrar elas por escrito, apresentar a atribuir as metas aos seus colaboradores (se tiver), reunir a equipe para apresentá-las (mesmo que a equipe só tenha duas pessoas) e acompanhe a evolução do trabalho e monitore qualquer problema que surgir.

Foto destaque: As metas são importantes para o seu negócio. Reprodução/VendasExternas

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
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