Lula aparece com 51% de intenções de voto em nova pesquisa Ipec

Eduardo Raddi Por Eduardo Raddi
2 min de leitura

Conforme a segunda pesquisa do Ipec realizada no segundo turno, divulgada nesta segunda-feira (10), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva tem 51% das intenções de votos válidos para o segundo turno das eleições. O atual presidente Jair Bolsonaro tem 42%. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Brancos e nulos representam 5% dos eleitores, e 2% não sabem ou não responderam.

Quanto ao índice de definição de voto, 94% dos eleitores se dizem decididos acerca da decisão de voto para o segundo turno. Apenas 6% disseram ainda poder mudar de opinião. Entre os eleitores de Lula, 93% afirmam estar decididos, 7% dizem que podem mudar e 1% não sabem ou não responderam. Do lado de Bolsonaro, 95% se dizem decididos e 5% afirmam que podem mudar o voto.

Na versão espontânea da pesquisa, em que os eleitores não recebem a lista com os candidatos, Lula tem 49% das intenções de voto, contra 42% de Bolsonaro. Brancos e nulos correspondem a 5%. Os que não souberam responder foram 4%.

Aprovação

Segundo o levantamento, Bolsonaro é reprovado por 41% dos brasileiros (ruim ou péssimo) e aprovado por 38% (bom ou ótimo). 19% dos entrevistados consideram o governo do atual presidente regular. A pesquisa anterior apontava uma rejeição de 42% e aprovação de 35%.


Bolsonaro tem 42% das intenções de voto, segundo última pesquisa do Ipec. (Reprodução/Globo)


Rejeição

A pesquisa indicou também a taxa de rejeição do atual governo. Segundo o levantamento atual, 48% dos brasileiros não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum no segundo turno e 42% não votariam em Lula de jeito nenhum.

Metodologia

Como metodologia de pesquisa, foram entrevistadas 2.000 pessoas entre sábado (8) e segunda-feira (10) em 130 municípios do país. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa teve seu registro no número BR-02853/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Foto Destaque: Lula segue na frente, segundo pesquisa Ipec. Reprodução/Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

Deixe um comentário