A Alshop, Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, recentemente publicou um relatório com dados sobre a expectativa de vendas dos 1.200 lojistas em seus respectivos comércios.
Os dados afirmam que em 2022 cerca de 73 milhões de consumidores irão as compras em shoppings centers, comércios de rua e lojas digitais nesse feriado, e segundo a pesquisa 29% deles, agora quase um terço deles, querem gastar mais do que em 2021.
O maior poder de compra das pessoas vai movimentar R$ 13,7 bilhões na economia nacional, uma subida de 24,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando a movimentação atingia R$ 2,7 bilhões. “Tudo indica que voltaremos ao patamar de 2019, provavelmente com algum incremento de faturamento ainda que seja pequeno”, falou Luis Augusto Ildefonso, o diretor institucional da Alshop.
O Dia das Crianças servirá como um termômetro para a Alshop, para medir as expectativas nas próximas datas importantes da Black Friday e o Natal. Outro cenário de aumento nos bens de consumo será o valor do tíquete médio empregado na festividade, que saindo dos R$ 198 de 2021, subiu para os R$ 240 esse ano.
Notas e moedas sobre calculadora e uma caneta na mesa (Foto: Reprodução/Blog da Cresol)
Outras pesquisas apontam para caminhos distintos que a economia brasileira pode tomar durante o feriado, na previsão da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o aumento será de 5% nas vendas. Enquanto isso o relatório da NielsenIQEbit, mostra que 34% dos consumidores optarão por compras online, quatro pontos percentuais a mais que em 2021. Ao mesmo tempo sua pretensão de gastos com produtos varia de R$ 51,00 a R$ 250,00 durante a comemoração.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também publicou dados sobre as formas de pagamento que serão mais acionadas; correspondendo a cerca de 39% das pessoas que pagarão com cartão de crédito, seguidos de 35% que utilizarão do Pix, e 34% dos que usarão do cartão de débito ou dinheiro para pagar suas despesas no feriado. A expectativa da pesquisa é que 79% desses consumidores paguem a vista suas compras, enquanto 43% parcelem.
Foto destaque: Crianças brincando na natureza em alusão ao Dia das Crianças Reprodução/O Maringá