As mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, principalmente no empreendedorismo. Um estudo realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), avaliou as principais pautas de mulheres empreendedoras e donas do seu próprio negócio.
A pesquisa, que é feita anualmente, realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, Meta e o Instituto Locomotiva, entrevistou 3.765 pessoas por todo o país, nos meses de junho a agosto de 2022. Os dados dos questionários revelam que, para as mulheres empreendedoras, a escolha de um líder político passa pelo empreendedorismo feminino, e nessa hora, de escolher um candidato, o tema pesa para o voto.
Imagem de uma mulher empreendedora (Foto: Reprodução/ Twitter)
Na análise feita pelo estudo, 42% das mulheres disseram que votariam em um candidato de acordo com suas propostas apresentadas durante a campanha. Porém, elas selecionaram os temas mais importantes que um candidato deve apresentar, para que o empreendedorismo feminino e a política caminhem lado a lado.
Educação
21% das mulheres entrevistadas, priorizaram a educação, com maior investimento em creches e escolas, além de maior acesso a universidade.
Renda
21% das mulheres também responderam que a renda é importante, considerando propostas como maior geração de empregos e recuperação da economia.
Combate à violência de gênero
12% das entrevistadas falaram que programas sociais para ajudar as mulheres, bem como o combate a violência e medidas de proteção são importantes para o candidato defender.
Igualdade salarial
E não menos importante, o último ponto priorizado é a igualdade salarial, onde 12% defendem que homens e mulheres devem ganhar o mesmo valor por ocupar o mesmo cargo. Bem como igualdade de gênero e mais oportunidades de cargos de liderança para mulheres, também são fatores muito importantes.
Partindo do conteúdo que foi exposto, é válido ressaltar que política é o pilar da democracia, e devemos escolher nossos candidatos com todo o cuidado, e para as mulheres empreendedoras, percebemos que este é um ponto forte para a vida e o negócio. Vale lembrar, que as políticas podem ajudar nos empreendimentos e por isto é importante ficar atenta às propostas dos candidatos.
Separamos também algumas dicas para aquelas que desejam começar o próprio negócio, como conectar-se com outras mulheres empreendedoras, buscar por cursos gratuitos, testes rápidos e de baixo custo, conversar com as pessoas ao seu redor para equilibrar a rotina e o mais importante, iniciar o seu sonho.
Foto Destaque: Retrato de uma mulher empreendedora. Reprodução/ Twitter.