O empreendedorismo feminino pode parecer desafiador, sobretudo para mulheres negras, de baixa renda, mães, com deficiência ou com mais de 40 anos. E, de fato, mergulhar em um universo instaurado sobre uma estrutura patriarcal pode ser um tanto desafiador.
Atualmente, porém, esse cenário passa por mudanças positivas, mostra que as mulheres têm ocupado cada vez mais cargos de liderança e autoridade. De acordo com estudo da CNN, a taxa de mulheres brasileiras que ocupam espaços de negócios e empreendedorismo, no ano de 2022, é de 27%.
Com o intuito de provocar mudanças que foquem cada vez mais no progresso das mulheres no ramo dos negócios, instituições como Sebrae, ONU, organizações bancárias e veículos de comunicação estão cada vez mais focadas na ascensão desse grupo no mundo do empreendedorismo.
Sebrae apresenta dado global e mostra que apenas 34% das mulheres ocupam posições de liderança. (Foto: Reprodução/Pinterest)
O Youpix Summer, maior evento de influências da América Latina, contou com palestras de figuras ilustres do mundo comercial. Os temas pautados foram: criatividade, inovação, criação, influência, jobs e marketing digital. A última edição do evento ocorreu em setembro deste ano, em São Paulo.
Bia Granja, influenciadora especialista em negócios, apresentou as 3 dicas mais importantes para as mulheres do business. A empreendedora já foi contemplada por prêmios globais e, em 2019, eleita a figura de maior influência pela plataforma de negócios LinkedIn.
Abaixo, veja os 3 tópicos listados por Bia Granja que ajudarão especialmente mulheres adultas a imergir no mundo dos negócios:
Tópico 1: Tenha uma atitude empreendedora
Muitas vezes, e principalmente no começo, você vai estar sozinha. É preciso ter resiliência e abertura para se arriscar, acreditando em algo quando ninguém mais acredita e transformando ideias em ações. É fácil? Não, nem um pouco. Mas, é o seu propósito sendo realizado e o seu negócio acontecendo”, pontua. Nesse momento, o protagonismo é fundamental: sair da sua zona de conforto, não desistir e nem se limitar são os pontos mais importantes para fazer a coisa acontecer.
Tópico 2: Valorize a sua experiência e o que sabe fazer
Segundo a especialista, não é fácil começar algo totalmente do nada. Por isso, mulheres que passaram dos 40 ou 50 anos devem valorizar sua experiência, habilidades e talentos, investindo no empreendedorismo a partir do que gostam, do conhecimento adquirido ao longo dos anos e do que sabem fazer. Assim, não adianta querer se dedicar a algo só porque está em alta. Dedique-se às suas paixões, como pintar, cozinhar e ensinar. O céu é o limite e você pode empreender em qualquer área de atuação.
Tópico 3: Marque presença nas redes sociais
“Empreender, hoje em dia, é também produzir conteúdo sobre o que você sabe fazer. As redes ajudam a conquistar autoridade e, claro, expandir o alcance do seu negócio“, diz. “Atualmente, existem muitas opções na internet, como Instagram, LinkedIn, TikTok, Pinterest… Escolha o mais adequado com o perfil do seu público, para se comunicar e vender seus produtos e serviços”, completa Bia Granja.
Foto Destaque: Há idade certa para empreender? Reprodução/Pinterest