Pelo segundo ano consecutivo, a jogadora Alexis Putellas faturou o prêmio feminino da Bola de Ouro. A espanhola venceu nomes como a inglesa Beth Mead, do Arsenal, a australiana Sam Kerr, do Chelsea, a alemã Lena Oberdorf, do Wolfsburg e sua companheira de clube, Aitana Bonmati. A atual jogadora do Barcelona, se torna agora, a maior vencedora do prêmio, criado em 2018, com duas conquistas.
– Estou muito feliz de voltar aqui. Um ano atrás, quando conseguimos ganhar o primeiro prêmio, eu me propus a tentar melhorar este ano para poder estar à serviço da equipe e ter essa recompensa é uma coisa que me orgulha muito. Sem minhas companheiras não seria possível. Aprecio muito a presença delas, ser companheira delas. Agradecer também ao corpo técnico, que me fazem ser melhor a cada dia – discursou Putellas na cerimônia de premiação.
Essa foi a quarta edição do prêmio desde que a France Football decidiu premiar também o futebol feminino. Os vencedores até então eram a norueguesa Ada Hegerberg, em 2018 e a norte-americana Megan Rapinoe, em 2019. Devido a pandemia da Covid-19, não houve premiação em 2020, e no ano passado, o prêmio ficou com a espanhola Alexis Putellas.
É a segunda Bola de Ouro de Putellas (Foto: Reprodução/francefootball)
Putellas, de 28 anos, é meia-atacante do Barcelona e terminou a temporada com números melhores do que o de 2020/21: 42 gols e 22 assistências em 54 jogos, contando Barcelona e seleção espanhola. Em 2020, ano que também faturou a Bola de Ouro, Putellas fez 28 gols e 21 assistências em 51 jogos. A temporada de Putellas foi ainda menor do que se esperava. O Barcelona acabou perdendo a final da Champions League para o Lyon, e a jogadora acabou sofrendo uma ruptura de ligamento no joelho em junho, o que fez com que perdesse a Eurocopa. Apesar da derrota e a lesão, Alexis conseguiu faturar o Campeonato Espanhol e a Copa da Rainha.
Foto destaque: Alexis Putellas fatura o bi na Bola de Ouro (Foto: Reprodução/francefootball)