Conheça Dominique Mambert, Cardeal que anunciará novo Papa

Começou nesta quarta-feira (7), o conclave para escolha do novo líder da Igreja Católica, que será anunciado pelo cardeal francês, Dominique Mamberti. E, após a primeira votação, por volta das 21h, horário local (16h, horário de Brasília), a fumaça escura apareceu. Isso indica que não houve consenso entre os cardeais, e haverá outra votação amanhã, […]

07 maio, 2025
Foto destaque: Dominique Mamberti anunciará oficialmente o nome do novo papa (Reprodução/X/@VaticanNews)
Foto destaque: Dominique Mamberti anunciará oficialmente o nome do novo papa (Reprodução/X/@VaticanNews)
Dominique Mamberti, em foto no Vaticano

Começou nesta quarta-feira (7), o conclave para escolha do novo líder da Igreja Católica, que será anunciado pelo cardeal francês, Dominique Mamberti. E, após a primeira votação, por volta das 21h, horário local (16h, horário de Brasília), a fumaça escura apareceu. Isso indica que não houve consenso entre os cardeais, e haverá outra votação amanhã, adiando o anúncio.

Quando um cardeal receber dois terços dos votos, ou seja, 89 votos, o passo seguinte é o anúncio oficial, chamado de “Habemus Papam”, que significa “temos um papa”. E neste conclave, o francês Dominique Mamberti, atual protodiácono, é o responsável por fazer o anúncio oficial do novo Papa.

O anúncio do novo papa é feito tradicionalmente pelo protodiácono do Colégio dos Cardeais, diretamente da loggia da Basílica de São Pedro. Assim, ele proclama, em latim, o nome de nascimento do pontífice eleito e o título que ele escolheu adotar como papa.

Dominique Mamberti é o mais antigo entre os votantes

Além de confidente do Papa Francisco, será a voz que anunciará ao mundo o nome do novo papa. Dominique tem 73 anos e é o mais antigo entre os votantes.

Nascido em Marrakech em março de 1952, atuou como sacerdote na França em 1981, ainda jovem. Com formação em estudos políticos e direito público, ele ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1986. Ao longo de sua trajetória, atuou em missões na Argélia, Chile, ONU e Líbano. Além disso, serviu no Vaticano como assessor da Secretaria de Estado para relações internacionais.


Dominique Mamberti, de 73 anos, é quem anunciará oficialmente ao mundo o nome do novo papa (Foto: reprodução/Instagram/@cardialmamberti)


Mamberti foi ministro das Relações Exteriores do Vaticano

Entretanto, desde 2002, Dominique atuou como núncio apostólico no Sudão, Eritreia e Somália. Graças à sua experiência diplomática, Bento XVI o nomeou, em 2006, ministro das Relações Exteriores do Vaticano. E a propósito, em novembro de 2014, Francisco o designou como prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, um dos cargos mais altos da hierarquia papal. Posteriormente, o pontífice argentino o elevou ao posto de cardeal.

O “Habemus Papam”

Com o conclave finalizado, o rito segue com duas perguntas de Dominique ao cardeal eleito: ‘Aceita sua eleição como Sumo Pontífice?’ e ‘Qual nome deseja usar?’. Ao aceitar, ele se torna oficialmente papa e bispo de Roma. Em seguida, os cardeais prestam respeito e obediência ao novo pontífice. Por fim, o Papa aparece diante dos fiéis e concede a tradicional bênção ‘à cidade e ao mundo’.

Mais notícias