Neste sábado (22), a Seleção Feminina conhecerá as suas adversárias para a Copa do Mundo de 2023, que ocorrerá na Nova Zelândia e Austrália. Com transmissão da Globo e SporTV, o sorteio começa a partir de 3h30 (de Brasília). O Brasil está no pote 2 com Canadá, Holanda, Japão, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul, mas não será cabeça de chave. Os grupos são divididos em 8 compostos por quatro seleções.
Seleção Feminina comemorando o gol (Foto: Reprodução/Tais Magalhães/CBF)
As donas da casa Nova Zelândia e Austrália estão garantidas no primeiro pote do sorteio, seguidas das seleções que estão no top 6 do ranking: Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. Essas oito seleções serão as cabeças de chave. Elas vêm seguidas de, no pote 3, com Dinamarca, Suíça, República da Irlanda, Colômbia, Argentina, Vietnã, Costa Rica e Jamaica.
Nigéria, Filipinas, África do Sul, Marrocos, Zâmbia, estão no pote 4, e ainda existem 3 vagas a serem disputadas nos playoffs em fevereiro de 2023. Os outros países que já estão garantidos na Copa são: Chile, Paraguai, Taipé Chinesa, Tailândia, Camarões, Senegal, Haiti, Panamá, Papua-Nova Guiné e Portugal.
A definição do sorteio guiará as seleções para seu país sede, na primeira fase, já que as chaves A, E, G e C têm a Nova Zelândia como base. Os grupos B, F, H e D ficarão na Austrália.
Uma das apresentadoras do sorteio é a Carli Lloyd, duas vezes campeã mundial com os Estados Unidos. Ela destacou que o sorteio será mais emocionante por conta da maior quantidade de seleções participando, nesta edição vão ter 8 equipes a mais das que foram na França em 2019.
“Dado o formato ampliado em 2023, haverá ainda mais emoção globalmente quando os olhos do mundo do futebol se concentrarem em Auckland neste sábado. Com novas nações participando da Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez, estou animada para participar de um sorteio que trará sorrisos aos rostos em todos os cantos do mundo”, comentou Lloyd.
Veja as cabeças de chave e os potes para o sorteio
Cabeças de chave dos grupos:
A1 – Nova Zelândia
B1 – Austrália
C1 – Estados Unidos
D1 – Suécia
E1 – Alemanha
F1 – Inglaterra
G1 – França
H1 – Espanha
Potes do sorteio:
Pote 1 – Nova Zelândia e Austrália, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha
Pote 2 – Canadá, Holanda, Brasil, Japão, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul
Pote 3 – Dinamarca, Suíça, República da Irlanda, Colômbia, Argentina, Vietnã, Costa Rica e Jamaica
Pote 4 – Nigéria, Filipinas, África do Sul, Marrocos, Zâmbia, Grupo A Torneio Classificatório, Grupo B Torneio Classificatório, Grupo C Torneio Classificatório.
Foto destaque: Jogadoras da Seleção Feminina. Reprodução/CBF