Santos reencontra Dorival Júnior no clássico buscando recuperação no Brasileirão

Quando Dorival Júnior pisar no gramado da Neo Química Arena neste domingo (18), no clássico entre Corinthians e Santos, não estará apenas diante de mais um compromisso na carreira. O duelo marca mais um reencontro com o Santos, clube onde teve duas passagens marcantes e conquistou o último título estadual da equipe: o Campeonato Paulista […]

17 maio, 2025
Ex-treinador do Santos, agora o reencontro é comandando rival (Reprodução: Friedemann Vogel/Getty Images Embed)
Ex-treinador do Santos, agora o reencontro é comandando rival (Reprodução: Friedemann Vogel/Getty Images Embed)
Santos reencontra Dorival Júnior no clássico buscando recuperação no Brasileirão

Quando Dorival Júnior pisar no gramado da Neo Química Arena neste domingo (18), no clássico entre Corinthians e Santos, não estará apenas diante de mais um compromisso na carreira. O duelo marca mais um reencontro com o Santos, clube onde teve duas passagens marcantes e conquistou o último título estadual da equipe: o Campeonato Paulista de 2016. Zé Rafael, quer que o Santos inicie virada de chave na competição e busque a recuperação no Brasileirão.

Desde então, o Santos tem vivido anos de instabilidade. O clube do litoral segue em busca de reconstrução e de retomar o protagonismo, mas faz um início ruim no Campeonato Brasileiro. Com apenas uma vitória em oito jogos, ocupa a vice lanterna e encara o clássico como um termômetro da crise. Pode ser mais um golpe, ou então, o início de uma virada.


Relação com Neymar em início de carreira, marcou primeira passagem de Dorival pelo Santos em 2010 (Foto: reprodução X/@futnostalgico)

Dorival, por outro lado, seguiu em ascensão. Venceu a Copa do Brasil com o São Paulo e teve uma breve passagem pela Seleção Brasileira. Agora no Corinthians, reencontra o antigo com certa distância na tabela, embora ainda tenha a missão de afastar o atual time das ameaças do Z-4. O treinador trabalha no clube da capital desde abril, quando Ramón Diaz foi demitido.

De um lado, um Corinthians no meio da tabela

O Corinthians chega para o clássico na 10ª colocação do Brasileirão, com dez pontos conquistados em oito rodadas. Está a três pontos do Vasco, que abre a zona de rebaixamento, mas também a três do Fluminense, que aparece em quinto lugar. A rodada, portanto, pode reposicionar o time: ou em alerta, ou mais perto do bloco de cima.


Torcedores querem voltar a sorrir com o Corinthians de Dorival Júnior (Foto: reprodução X/@Elyelsccp)

Nos dois confrontos entre as equipes neste ano, o Corinthians venceu na Arena, com gols de Yuri Alberto, atleta que foi revelado pelo Santos. As vitórias vieram na primeira fase e na semifinal do Campeonato Paulista, campanha que terminou com o título estadual.

Do outro, Santos que busca recuperação no Brasileirão

Enquanto isso, o time da Vila Belmiro, tem muitas preocupações para administrar. A volta para a elite do futebol brasileiro começou de forma frustrante. O time que recebeu investimentos substanciais na contratação de jogadores como Rolleiser e Thaciano, por exemplo, ainda não consegue convencer. Dos quatro jogos que fez em casa: venceu o Atlético Mineiro, perdeu para o Bragantino e apenas empatou com Bahia e Ceará. Dos quatro jogos fora de casa: quatro derrotas para: Vasco, Fluminense, São Paulo e Grêmio.


Zé Rafael quer que Santos inicie “virada de chave” com clássico (Vídeo: reprodução/X/@SantosFC)

Contra o Corinthians, a missão é conquistar os primeiros pontos em campos rivais. Mesmo em caso de vitória, o peixe não sai da zona da degola nesta rodada. Isto porquê o primeiro time fora do Z4 é o São Paulo, com nove pontos, enquanto que o Santos tem apenas cinco.

Mais notícias