FIFA divulga regras da janela de transferências do ‘Super Mundial’

O Super Mundial começa em menos de 1 mês, e os clubes participantes já se movimentam nos bastidores para deixar seus times preparados. Alguns deles buscam até contratações pontuais e curtas, apenas visando esse torneio. Por isso, a FIFA montou todo um esquema para atender à demanda de transferências neste período. Como funciona a janela […]

28 maio, 2025
Foto destaque: troféu do Super Mundial em exposição. (reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup)
Foto destaque: troféu do Super Mundial em exposição. (reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup)
Troféu do Super Mundial de Clubes em exposição no estádio do Pachuca, um dos clubes participantes.

O Super Mundial começa em menos de 1 mês, e os clubes participantes já se movimentam nos bastidores para deixar seus times preparados. Alguns deles buscam até contratações pontuais e curtas, apenas visando esse torneio. Por isso, a FIFA montou todo um esquema para atender à demanda de transferências neste período.

Como funciona a janela de transferências do Super Mundial?

O Super Mundial é um torneio inédito na história do futebol. A FIFA “importou” o antigo formato da Copa do Mundo para o Mundial de Clubes. Agora, 32 equipes vão disputar a competição de 4 em 4 anos, divididas em 8 grupos.

Com isso, a FIFA notou a necessidade de criar uma janela de transferências especial para a competição. Em resumo, os clubes poderão contratar novos atletas entre 1º e 10 de junho, o que não é possível em condições normais. A janela do meio do ano abre apenas no dia 1º de julho, e vai até 30 de setembro.

Essa nova janela de transferências não é exclusiva de clubes que participam do Super Mundial, e deve se estender para outras equipes ao redor do mundo.

FIFA resolve problemas com fins de contratos

Como o Super Mundial vai até meados de julho, com um mês de duração, a FIFA teve que flexibilizar algumas regras relacionadas a contratos. Isso porque a maioria dos contratos de jogadores ao redor do mundo vai até o dia 30 de junho de cada ano, dia que marca o fim da temporada europeia.

Como neste dia o Super Mundial estará acontecendo “a todo vapor”, a FIFA determinou que haverá uma breve janela de registro de novos jogadores livres no mercado entre 27 de junho e 3 de julho. Assim, como muitos atletas estarão deixando seus clubes no dia 30, as diretorias poderão se movimentar para substituí-los nestes 6 dias especificados. Eles poderão fazer até 6 mudanças na lista de inscritos.

Caso de Cristiano Ronaldo


FIFA divulga regras da janela de transferências do 'Super Mundial'
Cristiano Ronaldo em ação no seu último jogo pelo Al-Nassr (Foto: Reprodução / Instagram / @cristiano)

Um grande exemplo dessa nova regra pode ser o astro português Cristiano Ronaldo, que está deixando o Al-Nassr após 2 anos e meio. O contrato dele acaba no dia 30 de junho, mas pretende jogar o Super Mundial por algum clubes.

Notícias dão conta de que ele poderá jogar pelo Al-Hilal, maior rival do seu clube atual. Para que ele possa jogar desde o início, o novo clube deve pagar a rescisão de CR7 entre 1º e 10 de junho, ou esperar até a janela intermediária para registrá-lo como jogador livre.

Além disso, houve rumores de que Cristiano Ronaldo poderia jogar o Super Mundial por algum dos times brasileiros. Informações apontavam o Palmeiras como destino, mas a presidente Leila Pereira negou. Depois o Botafogo foi relacionado com CR7, mas o técnico Renato Paiva desconversou em uma entrevista.

Mais notícias