Apple planeja adotar USB-C para o iPhone

Lucas Bonimani Por Lucas Bonimani
2 min de leitura

Empresa vinha planejando mudança da entrada Lightning para entrada USB-C desde o início deste ano. Com a nova lei da União Europeia e movimentações legislativas ao redor do mundo, a famosa maçã mordida será obrigada a prosseguir com essa ideia e padronizar os carregadores.

Em um evento do Wall Street Journal, na última terça-feira (25), um dia depois de os legisladores da União Europeia votarem para impor um padrão de carregamento comum a todos os smartphones, Greg Joswiak, chefe de marketing mundial da Apple, diz que a empresa terá que cumprir a decisão da UE. Embora reconhecendo a mudança, Joswiak sinalizou que a empresa não estava muito entusiasmada com o fato de estar sendo forçada a fazê-lo pelos legisladores da UE, observando que mais de um bilhão de pessoas já possuem dispositivos que usam os carregadores Lightning da Apple. Entretanto, a lei só entrará em vigor e passará a valer após 24 meses da aprovação formal do Conselho Europeu, ou seja, ao final de 2024.



Lei da UE prevê reduzir lixo eletrônico. (Reprodução/Twitter)


Mesmo a medida entrando em vigor só em 2024 e com aparente “falta de entusiasmo” da empresa, a Apple já estava planejando a mudança para a entrada USB-C no iPhone desde o início desse ano, segundo uma reportagem de Mark Gurman para a Bloomberg.

O movimento legislativo para padronização dos carregadores não é exclusivo dos europeus. No fim de junho deste ano, a Anatel iniciou uma consulta pública para exatamente a mesma proposta de tornar os carregadores do tipo USB-C obrigatórios para todos os celulares vendidos no Brasil. A ideia é reduzir o lixo eletrônico; se mais dispositivos forem compatíveis com os mesmos cabos, menos dispositivos eletrônicos e carregadores serão jogados fora. De acordo com estimativas do Parlamento Europeu, 11 mil toneladas de carregadores descartados acabam em aterros sanitários.

Foto Destaque: iPhone e carregador Lightning. (Reprodução/Twitter)

Deixe um comentário

Deixe um comentário