Estudo aponta o melhor horário para quem quer emagrecer

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

Entendemos que devemos nos movimentar e que essa prática virou uma das áreas mais interessantes e atraentes da medicina. Uma análise feita por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, e publicada na Revista Científica Diabetologia, descobriu que o exercício pode ser mais eficaz entre o meio-dia e a meia-noite, para perda de peso em comparação ao período da manhã.


Mulher praticando atividade física no final da tarde. (Foto: Reprodução/GETTY IMAGES)


O estudo contou com a participação de 7 mil pessoas, com idades entre 45 e 65 anos. A grande maioria dos voluntários eram obesos que tinham um índice de massa corporal (IMC) de 27 ou mais, também havia um pequeno grupo de controle com peso saudável. O trabalho avaliou o impacto do treino em dois índices extremamente relevantes, o colesterol e o diabetes. Os participantes foram submetidos a um exame físico, durante o qual foram coletadas amostras de sangue para medir os níveis de insulina no sangue em jejum e após uma refeição.

Outros foram selecionados para ter o seu acúmulo de gordura no fígado avaliado. Algumas destas pessoas usaram um acelerômetro e um monitor de freqüência cardíaca em um período de quatro dias e quatro noites consecutivas para monitorar os níveis de movimento e atividade. Entre os envolvidos, 775 pessoas forneceram dados completos.

Os especialistas chegaram à seguinte conclusão: aqueles que fizeram atividade física de intensidade moderada e vigorosa no período do final da tarde e noite reduziram o impacto no nível de gordura no fígado e de resistência a insulina. Enquanto que aqueles que praticavam a atividade ao longo do dia não apresentaram nenhuma diferença significativa na resistência a insulina. Os cientistas ainda não identificaram a razão exata por trás dos resultados, mas há uma hipótese de que ao final do dia, com o corpo naturalmente aquecido, há reação mais imediata na ação da resistência a insulina, contribuindo assim para a perda de peso, obtendo um melhor controle desse marcador e contribuindo para a silhueta.

Foto destaque: Praticando atividade física. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário