Entenda o motivo do Corinthians ter participado do Mundial de 2000 

No ano de 2000 aconteceu a estreia da Fifa na organização do Mundial de Clubes. O Brasil foi o país escolhido para sediar os jogos do torneio global, isto foi uma iniciativa para substituir a antiga Copa Intercontinental e incluir campeões de todos os continentes. Nesta edição, o Brasil tinha dois representantes, que foi o […]

27 jun, 2025
Foto destaque:  Corinthians ganhou o Mundial de 2000 (reprodução/Instagram/@corinthians)
Foto destaque: Corinthians ganhou o Mundial de 2000 (reprodução/Instagram/@corinthians)
Corinthians ganhou o Mundial de 2000

No ano de 2000 aconteceu a estreia da Fifa na organização do Mundial de Clubes. O Brasil foi o país escolhido para sediar os jogos do torneio global, isto foi uma iniciativa para substituir a antiga Copa Intercontinental e incluir campeões de todos os continentes. Nesta edição, o Brasil tinha dois representantes, que foi o Corinthians e o Vasco. A edição estreou com oito participantes, e tinha dois estádios como sede, o Maracanã e o Morumbi, reunindo tradição internacional e forte apelo ao público nacional.  

Entenda o motivo do Corinthians ter sido convidado para o Mundial de 2000 

Por ser o país-sede, o Brasil recebeu uma vaga a mais além do representante sul-americano, que foi o Vasco, que foi o campeão do continente em 1998. Porém, a vaga nacional não estava vinculada à Libertadores, mas sim concedida pelo título de campeão do Campeonato Brasileiro. Assim, o Corinthians, que foi o campeão brasileiro em 1998 e 1999, foi indicado pela CBF para representar o país na nova competição. 


Corinthians ganhou o Mundial de 2000
Corinthians ganhou o Mundial de 2000 (foto: reprodução/Instagram/@corinthians)

Na época havia uma controvérsia nesta escolha. A final do Brasileiro de 1999 aconteceria somente depois do sorteio dos grupos do Mundial, com isso, a CBF optou por utilizar o critério do título de 1998, e, por coincidência, o Corinthians repetiu a conquista na edição de 1999, evitando questionamentos posteriores. A vaga foi como uma “aceitação obrigatória” por parte do time, consolidando sua presença no evento organizado pela Fifa. 

Os outros times do Mundial de 2000 

O formato do torneio organizado pela Fifa previa oito times divididos em dois grupos. No grupo sediado em São Paulo, o Corinthians encarou o Real Madrid, Al-Nassr e Raja Casablanca.  

Já no grupo sediado no Rio, o Vasco, representante sul-americano, enfrentou o Manchester United, Necaxa e South Melbourne. Os dois primeiros times de cada grupo avançaram para a final e disputa do terceiro lugar. 

A final foi disputada pelo Corinthians e pelo Vasco, que terminou 0 a 0 até o final da prorrogação. A disputa foi para os pênaltis, e o Corinthians venceu por 4 a 3. A cobrança de Edmundo foi para fora, enquanto Vampeta, Baiano, Luizão e Edu converteram suas cobranças, confirmando o título. 

Mais notícias