Nascido em 20 de dezembro de 2004, em Yaoundé, capital de Camarões, Youssoufa é um dos quatro filhos de Marie e Joseph Moukoko. Seu pai trabalhava em Hamburgo, na Alemanha, para sustentar a família na capital camaronesa, onde o menino já demonstrava ter grande habilidade no futebol.
Quando Youssoufa completou 11 anos, a mãe concordou em enviar o prodígio para viver com Joseph na Alemanha. Lá, atuou pelo St. Pauli, onde marcou 33 gols em 21 jogos na categoria sub-15 da base, mesmo sendo quatro anos mais novo.
O destaque o levou ao Borussia Dortmund da Alemanha, onde Youssoufa chegou a marcar 40 gols em 28 jogos na categoria sub-17 com apenas 13 anos. Na temporada seguinte, marcou 50 gols na mesma quantidade de partidas disputadas. A partir daí já se tinha certeza que se tratava de um fenômeno raro.
Jovem estrela jogará sua primeira Copa com apenas 17 anos. (Reprodução/Twitter)
“Não dá para comparar nós dois, pois aos 15 anos ele é muito melhor do que eu era. Eu não quero colocar pressão demais no moleque, mas eu nunca vi um jogador ser tão bom aos 15 anos de idade” disse o novo fenômeno mundial e cotado para ganhar a próxima Bola de Ouro, Erling Haaland, ex-companheiro de equipe de Youssoufa em 2020.
O anúncio da lista de 26 jogadores que representarão a Alemanha na Copa do Mundo do Catar trouxe uma grande novidade. Youssoufa Moukoko foi chamado pelo técnico Hansi Flick. Na atual temporada, o jogador deslanchou como profissional; com 17 anos, Youssoufa tem 21 jogos, com seis gols marcados e cinco assistências pelo Borussia, desempenho que o levou a ser convocado para a Copa do Mundo no Catar.
Com muita velocidade e agilidade, Moukoko demonstra uma força física fora do comum para a sua idade. Além disso, o jovem atacante se destaca de frente para o gol com uma boa finalização com a perna esquerda.
Foto Destaque: Youssoufa Moukoko. (Reprodução/Twitter)