“Superman” inaugura novo DCU com 86% de aprovação mundial

Novo filme “Superman”, dirigido pelo roteirizado e cineasta James Gunn, chega com força total. Nesta terça-feira (8), data da pré-estreia nos cinemas, o embargo para críticas caiu e as primeiras avaliações foram imediatamente divulgadas, marcando o início oficial da nova fase do Universo DC. Com um percentual de 86% de aprovação no Rotten Tomatoes — […]

08 jul, 2025
Foto destaque: James Gunn comparece ao evento para fãs de "Superman" na Leicester Square, em Londres (Reprodução/Kate Green/Getty Images Embed)
Foto destaque: James Gunn comparece ao evento para fãs de "Superman" na Leicester Square, em Londres (Reprodução/Kate Green/Getty Images Embed)
Superman estreia com 86% de aprovação e inaugura o novo universo DC nos cinemas, com heróis clássicos, rostos novos e comando de James Gunn

Novo filme “Superman”, dirigido pelo roteirizado e cineasta James Gunn, chega com força total. Nesta terça-feira (8), data da pré-estreia nos cinemas, o embargo para críticas caiu e as primeiras avaliações foram imediatamente divulgadas, marcando o início oficial da nova fase do Universo DC. Com um percentual de 86% de aprovação no Rotten Tomatoes — o índice foi baseado em 99 críticas iniciais — o longa-metragem começa sua trajetória com o pé direito, sinalizando uma recepção positiva para os especialistas

Quadro de elenco

A produção marca a estreia de David Corenswet no papel do Homem de Aço, e traz consigo um elenco de peso: Rachel Brosnahan vive a icônica Lois Lane; Nicholas Hoult assume o papel do vilão Lex Luthor; Skyler Gisondo interpreta o repórter Jimmy Olsen; e Wendell Pierce encarna o editor Perry White.

O filme ainda apresenta outros heróis e vilões do universo DC, como o Lanterna Verde Guy Gardner (Nathan Fillion), a Mulher-Gavião (Isabela Merced), o Sr. Incrível (Edi Gathegi), Metamorfo (Anthony Carrigan) e a Engenheira (María Gabriela De Faria), esta última com papel importante em futuras produções como The Authority.

Com estreia oficial marcada para o dia 10 de julho de 2025, mas com sessões antecipadas já em exibição, “Superman” promete abrir com estilo o novo DCU. Apesar de não ser uma história de origem, o longa apresenta um Clark Kent em seus primeiros dias como repórter no Planeta Diário, enquanto começa a assumir sua identidade heroica em Metrópolis. Krypton, Jonathan e Martha Kent ficam fora da trama, em uma abordagem que aposta no frescor de uma nova fase, sem repetir fórmulas do passado.


James Gunn, David Corenswet, Rachel Brosnahan, Nicholas Hoult e Peter Safran no evento para fãs de “Superman” Leicester Square em Londres, Inglaterra (Foto: reprodução: Footo/Tristan Fewings/Getty Images Embeb)


Expectativa da estreia

James Gunn, que também é o atual chefe criativo da DC Studios, lidera a reformulação do universo cinematográfico. Com “Superman” como peça inaugural, o estúdio já prepara as próximas produções, como “Supergirl”, “Lanternas e Batman: The Brave and the Bold”. Enquanto isso, o universo alternativo de “The Batman”, de Matt Reeves, continua fora dessa cronologia. A expectativa em torno do longa é alta, não apenas por marcar a estreia de novos rostos no universo DC, mas por simbolizar uma tentativa concreta de reestruturar uma franquia que vinha enfrentando instabilidade nos últimos anos.

A recepção inicial positiva reacende a confiança dos fãs e críticos no potencial das próximas produções, consolidando “Superman” como o ponto de partida de uma narrativa coesa, ousada e renovada. Se o filme mantiver o ritmo e o público responder com o mesmo entusiasmo, James Gunn poderá ter finalmente encontrado a fórmula para unir qualidade, bilheteria e continuidade no universo dos heróis.

Mais notícias