Pele iluminada, marquinha de praia, drinks gelados e festas à luz do luar são combinações que dão match com o verão. A estação se aproxima cada vez mais, começa em 21 de dezembro deste ano.
Além dos festejos trazidos pela estação, existem, também, cuidados imprescindíveis para se ter. Pois o fato de o verão ser a temporada mais quente e ensolarada do ano faz com que tenhamos que nos atentar ao excesso de exposição aos raios solares.
Então, para você ter um verão repleto de close e cuidado, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se manter protegide durante toda a estação:
Especialistas afirma que brasileiros devem usar protetor solar com FPS a partir de 50. (Foto: Reprodução/Basickini)
Protetor Solar
Não fazer uso do protetor solar é praticamente um crime dermatológico. O produto deve ser um item incluído no cotidiano, independentemente do período. Ele está liberado para o dia e noite, seja com sol ou chuva.
Para além de fatores estéticos, o protetor solar também auxilia na prevenção de doenças como o câncer de pele. A principal função do produto é proteger a pele dos raios UVA (atingem a camada interna da pele – derme) e UVB (afeta a parte externa da pele – epiderme). Seu Fator Protetor Solar (FPS), geralmente encontrado com os números 15, 30 e 60, indica o nível de potência do produto.
De acordo com a dermatologista Marcella Alves, especialista em rejuvenescimento tridimensional da face, pessoas negras devem redobrar o cuidado. Segundo a especialista, a melanina, que dá pigmentação à pele, tem um fator de fotoproteção, o que aumenta as chances de manchas pelo corpo.
Hidratação
Além de conciliar os hidratantes corporais com o protetor solar a fim de manter uma pele bonita e saudável, a atenção à parte interna do corpo não deve ser dispensada. É fundamental que a ingestão de água seja ampliada neste período em que as elevadas temperaturas fazem nosso organismo gastar mais energia.
Um corpo com a hidratação em dia está ligado ao melhor funcionamento do sistema digestivo, excretor e até mesmo na qualidade da pele e no crescimento de unhas e cabelo.
Um corpo bem hidratado fará toda a diferença no resultado do bronzeamento. (Foto: Reprodução/IG)
Bronzeamento
A exposição duradoura ao sol com o objetivo de “pegar uma cor” pode ser perigosa. Recomenda-se que essa atividade não seja praticada nos horários de maior emissão dos raios – entre 10h e 16h.
Quanto mais frequente a exposição aos raios solares, maior deve ser o FPS. Para tais práticas, deve ser usado um protetor solar de, pelo menos, fator de proteção 30.
Cuidado pós-praia
Os “cuidados pós-praia” devem ser tomados em todas as ocasiões do verão, e não somente após um banho de mar. Hidratação e banho frio devem ser encaixados na rotina pós-sol. O exercício de hidratação, além de manter a pele firme e bem-cuidada, auxilia no combate ao ressecamento e à inflamações que perpetuam a vermelhidão e a irritabilidade.
Consuma alimentos ricos em água, fibra e vitaminas . (Foto: Reprodução/Sabor na Mesa)
Alimentação
Em dias muito quentes, recomenda-se que os alimentos consumidos sejam aqueles com maior teor vitamínico, menos valor calórico e que contenham mais fibras. A Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o preparo de comidas cruas, grelhadas ou cozidas. Melancia, frutas cítricas, água de côco, folhas verdes, legumes e frutos do mar são ótimas opções para manter o corpo saudável e hidratado nesse período.
Foto Destaque: Conheça os 5 passos para ter um verão com close e cuidado. Reprodução/Deposito Photos.