A automação de cobranças é o uso de um sistema automatizado para realizar a cobrança de dívidas em uma data estabelecida. Nesse serviço, ao invés de pessoas realizarem a tarefa, as máquinas o farão. É importante dar importância para essa prática, pois ela pode comprometer a saúde financeira do negócio. Afinal, quando se vende um serviço ou produto, a expectativa é sempre receber por ele, tanto para obter o lucro, como para manter a empresa de portas abertas.
Segundo a Serasa Experian, esta é uma solução para diversos tipos de empresas, independente do valor da dívida. Visto que o processo de cobranças de dívidas está ligado ao faturamento e à gestão financeira da empresa, um trabalho de qualidade e bem feito nesse âmbito trará um resultado positivo, além de ajudar a construir um bom relacionamento com o cliente. Afinal, embora seja um momento desconfortável, a ação ajudará o consumidor a não ficar inadimplente.
Ainda de acodo com a Serasa, o processo de cobranças se torna mais ágil e prático com a adoção de um sistema digital. Já citada anteriormente, a diminuição da inadimplência é outra vantagem importante a ser considerada. Embora existam vários fatores para uma pessoa não pagar uma dívida, os lembretes programados e enviados pelo sistema poderão ajudá-la a se lembrar e se organizar para realizar o pagamento em dia.
Automação ajuda a diminuir a inadimplência (Foto: Reprodução/Pexels)
Outro benefício demonstrado pela Serasa Experian é que a automação diminui a sobrecarga dos colaboradores, que poderão se dedicar a outras tarefas, além de não precisarem passar mais pelo desconforto na hora de fazer as cobranças, o que trará mais bem-estar para o ambiente de trabalho. Além disso, o sistema informatizado é mais eficiente no tratamento de um grande volume de dados e pode realizar cálculos longos em segundos, o que torna o processo mais otimizado e reduz a chance de erros.
Os empreendedores têm muito a ganhar ao investir na automação de cobranças, pois com a área financeira do negócio organizada, é possível focar mais atenção no atendimento aos clientes, observar mais quais são as necessidades do mercado, e principalmente, fazer um planejamento em que seja possível contar com o recebimento dos serviços prestados ou dos produtos vendidos.
Foto Destaque: Mesa com calculadora, computador e um caderno. Reprodução/Pexels