Nossos cabelos estão suscetíveis a vários danos no decorrer do nosso dia a dia. Vento, poluição, tração por meio de prendedores, fronhas e toalhas. Com a aproximação do verão e o aumento de nossa exposição ao sol, há de se redobrar os cuidados para evitar o ressecamento, pontas duplas e a quebra.
Use protetor térmico
Se você pensa que protetor térmico é para ser usado somente quando for usar fontes de calor, como prancha ou secador, se enganou. A exposição ao sol também demanda o uso do protetor térmico. Há no mercado reparadores de pontas com filtro UV, em óleo, spray ou creme, além dos próprios protetores térmicos tradicionais. A regra é jamais se expor ao sol sem proteger os cabelos, ainda mais se for o combo mar/piscina + exposição solar, sempre proteja os fios antes de entrar na água com algum fluído protetor.
Crie o hábito de usar óleo capilar
O silicone presente em alguns reparadores capilares não é inimigo dos fios! Ele atua como uma película protetora, prevenindo os danos externos, além de diminuir o frizz. O uso dele aliado a uma touca de cetim para dormir, é um divisor de águas para quem segue uma rotina de cuidados com os cabelos.
É importante ter uma rotina de uso de reparador de pontas. Foto: reprodução/Freepik
Não deixe a preguiça te impedir de fazer o cronograma capilar
Com uma frequência de cuidados seguida à risca, você ficará cada vez mais longe de qualquer dano no cabelo. As etapas são divididas em hidratação, nutrição e reconstrução. Existem tabelas prontas, mas o ideal é estudar cada etapa para saber identificar do que seu cabelo necessita naquele momento.
Não fique com o couro cabeludo sujo
A frequência com que você deve lavar o cabelo, se é todo dia, dia sim dia não ou a cada dois dias, só você vai saber observando quanto tempo leva para seu couro cabeludo ficar oleoso e com aspecto de sujo e não deixar chegar a esse ponto. Couro cabeludo limpo e saudável é imprescindível para um crescimento capilar com saúde. Invista em esfoliantes e shampoos de acordo com a necessidade do seu fio (se é ressecado ou oleoso).
Não seja inimiga da tesoura
Muito se engana quem pensa que cortar as pontas nada tem a ver com o crescimento. Raciocine: mantendo suas pontas quebradiças, por puro apego ao comprimento, por mais que seu cabelo cresça na raiz, vai sempre quebrar nas pontas que já estão velhas e não vai sair do comprimento que está. Por essas e outras que muitas pessoas se queixam que tem o crescimento da raiz, mas “o cabelo não sai do lugar”. O corte frequente das pontas é ainda mais necessário para quem tem preguiça de seguir um cronograma ou mesmo de criar uma rotina de usar reparador de pontas todos os dias. Além de ser a única forma de criar pontas cheias e volumosas.
Foto destaque: Reprodução/Freepik