Último adeus à Preta Gil; fãs fazem fila em velório no Theatro Municipal do RJ
O velório da cantora Preta Gil aconteceu hoje (25/7) no período da manhã, no saguão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na região central da cidade, que ficou tomada por centenas de fãs de Preta, ocupando a Cinelândia desde bem cedo. Para facilitar o acesso das pessoas e evitar aglomeração e desorganização no […]
O velório da cantora Preta Gil aconteceu hoje (25/7) no período da manhã, no saguão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na região central da cidade, que ficou tomada por centenas de fãs de Preta, ocupando a Cinelândia desde bem cedo. Para facilitar o acesso das pessoas e evitar aglomeração e desorganização no local, uma fila, em um circuito gradeado, foi organizada pela Prefeitura da cidade. Muitos amigos famosos compareceram para dar o último adeus à cantora, que faleceu no último dia 20/7, em Nova York, EUA, em meio a um tratamento contra um câncer.
Despedida à la Preta
Assim como arrastava multidões para seus shows e blocos, o velório de seu corpo, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atraiu centenas de fãs, que quiseram dar o seu último adeus à cantora que tanto prestigiavam. Desde bem cedo, pessoas faziam fila em frente ao local, na região da Cinelândia, centro da cidade. Cartazes, homenagens, muito choro e emoção pautaram o momento.
Antevendo qualquer tumulto, o qual, eventualmente, pudesse atrapalhar o momento de despedida, a Prefeitura organizou o local em um circuito com grades. Aos poucos, as pessoas iam adentrando ao saguão do Theatro, onde estava o corpo da cantora, num caixão aberto.
Cada um que passava, fazia sua homenagem, em forma de flores, muitas flores, cartazes, frases, livros, orações, palmas, muita admiração e choro, tudo relembrando a alegria e a autenticidade de Preta.
Cortejo e cremação
O local para a realização do velório foi um pedido feito pela própria cantora, pois considerava o Theatro Municipal do Rio de Janeiro um símbolo de sua trajetória artística e pessoal. Preta era tão ligada às artes, especialmente ao mundo da música, que escolheu até uma trilha sonora para o momento, com 99 músicas de estilos diversificados, incluindo pop internacional, MPB e canções ligadas às tradições espiritualistas.

O corpo será cremado no Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Apesar do velório ter ido até às 13 horas de hoje, as interdições no entorno do Theatro permanecerão até o final da tarde, às 18 horas.
