Donald Trump fala em distribuir dinheiro proveniente de tarifas aos americanos

Neste domingo (3), o presidente Donald Trump, anunciou que alguns estadunidenses podem receberam algum tipo de valor como resultado das tarifas que serão impostas aos parceiros comerciais dos EUA. Conforme palavras do presidente, os cidadãos com baixa ou média renda poderão receber parte dos valores arrecadados pelo governo americano em decorrência dessa situação. O tarifaço, […]

04 ago, 2025
Foto destaque:              Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)
Foto destaque: Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)
Donald Trump

Neste domingo (3), o presidente Donald Trump, anunciou que alguns estadunidenses podem receberam algum tipo de valor como resultado das tarifas que serão impostas aos parceiros comerciais dos EUA. Conforme palavras do presidente, os cidadãos com baixa ou média renda poderão receber parte dos valores arrecadados pelo governo americano em decorrência dessa situação. O tarifaço, que entrará em vigor nesta terça-feira (5), ganhou uma novidade nesta última semana, pois ele assinou aumento em países como a Síria com 41% seguida por Laos e Mianmar com 40%.

Respostas ao governo brasileiro

Conforme informações da Casa Branca, a taxação de 50% contra o Brasil foi adotada devido às ações do governo do Brasil, pois eles estariam representando uma ameaça um tanto quanto incomum e extraordinária à segurança nacional na política externa, além de serem direcionados à economia da Terra do Tio Sam. A informação oficializa o percentual citado na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, afirmando que a ordem executiva foi emitida por conta de ações que prejudicaram empresas americanas, a liberdade e a expressão.

O Brasil criou a lei de reciprocidade econômica para responder às taxas impostas pelo governo americano. Além de defender a soberania do país, Lula ainda falou que era falsa a fala de Donald Trump, que relata um déficit na balança comercial com o Brasil. Mediante a esta nova regra, o poder executivo estaria autorizado a trabalhar em conjunto com o setor privado para adotar contramedidas na forma de restrição nas importações de bens e serviços com medidas de suspensão de concessões comerciais.


Donald Trump em reunião com o presidente das Filipinas (Foto: reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)


Países afetados

Além do Brasil, alguns países também tiveram aumento de tarifas por decisões de Donald Trump. Por exemplo, o Canadá que teve uma subida de 10%,(era 25% e agora está 35%), neste caso foi porque houve uma inação e retaliação do país em questão, o presidente achou melhor aumentar as tarifas. O governante dos EUA, disse ainda que ira aumentar as taxas sobre a Índia, por conta de eventuais compras de petróleo Russo, afirmando que os indianos não estão se importando com as pessoas que estão morrendo na Ucrânia.

Na última quinta-feira (31), Donald Trump listou taxas de 10% a 41%, para 69 parceiros comerciais, começando a valer em sete dias, alguns países fizeram acordo com ele, mais outros não conseguiram, como o Brasil. A decisão transmite a informação que os produtos dos países não listados no anexo, o aumento será de 10%.

Mais notícias