Veja dicas para transformar uma ideia em oportunidade de negócio

Todo negócio precisa de uma ideia, mas nem toda ideia pode se tornar uma oportunidade de negócio, e é preciso saber diferenciá-las. Segundo a empreendedora Athalia Monae, para o site Entrepreneur, “ideias são conceitos não comprovados e oportunidades são conceitos comprovados que têm valor”. Ela aponta que conforme pesquisa feita pela IGI Global, apenas 6% […]

23 nov, 2022

Todo negócio precisa de uma ideia, mas nem toda ideia pode se tornar uma oportunidade de negócio, e é preciso saber diferenciá-las. Segundo a empreendedora Athalia Monae, para o site Entrepreneur, “ideias são conceitos não comprovados e oportunidades são conceitos comprovados que têm valor”. Ela aponta que conforme pesquisa feita pela IGI Global, apenas 6% das ideias atingem o sucesso nos negócios. 

Monae declara que “tranformar uma ideia em oportunidade não é uma tarefa fácil”. Para ela, uma boa ideia precisa promover alguma melhoria de um produto que já exista, ou ser algo novo. Além disso, é preciso saber mostrar para o público-alvo que a ideia de negócio tem um valor agregado capaz de resolver algum problema, ou sanar alguma dor dos clientes.


Veja dicas para transformar uma ideia em oportunidade de negócio

 Tranformar uma ideia em oportunidade faz parte de empreender (Foto: Reprodução/Pexels) 


A empreendedora dá algumas dicas para identificar se uma ideia pode se tornar oportunidade de negócio. Primeiramente, é preciso questionar se a ideia tem o potencial de resolver um problema de algum grupo de pessoas. Para um empreendedor, saber olhar para o mercado e identificar oportunidades é uma habilidade extremamente vantajosa, que vale a pena ser trabalhada.

É preciso analisar quais são as lacunas do mercado que se relacionam à ideia. Como dito anteriormente, uma oportunidade de negócio pode ser uma melhoria de um produto que já existe. Não precisa ser algo extraordinário, mas um produto ou serviço que seja útil e ajude pessoas a resolverem algum problema do dia a dia.

No caso de Monae, por exemplo, ela conta que procurava uma bolsa capaz de abrigar diferentes formas e tamanhos de escovas de cabelo e pentes, mas não conseguia encontrar. Nesse momento, ela identificou uma lacuna no mercado, e atrelada à ela, uma necessidade. 

Com este relato se destaca outra dica importante, que é a pesquisa. É importante investigar se a ideia agrada outras pessoas, para saber se existe público interessado em comprar o produto ou serviço. Também é necessário fazer uma sondagem dos possíveis concorrentes no mercado. Ao pesquisar a concorrência, é preciso observar os produtos e serviços oferecidos e pensar em como  fazer diferente, qual será o diferencial que poderá elevar a ideia ao status de oportunidade de negócio.

Foto Destaque: Lâmpadas amarelas representam ideias e a azul se destaca como oportunidade. Reprodução/Pexels

Mais notícias