Psicóloga aponta quatro sinais de esgotamento físico

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

Sente se cansado, estressado ou nervoso? A rotina diária tem lhe deixado com esgotamento físico? Se por acaso você sente alguns destes sintomas é bom ficar em alerta, você pode estar com a síndrome de Burnout. Conhecida como um distúrbio emocional resultante de situações de trabalho desgastante, exaustão extrema e o esgotamento físico.


 

Foto: Mulher com esgotamento físico. Reprodução/ istockphoto.


A síndrome do esgotamento profissional envolve nervosismos, problemas físicos e sofrimentos psicológicos. Afetando assim todas as facetas da vida de um indivíduo. Ela é composta por três dimensões realização profissional, despersonalização e exaustão emocional.

Recentemente viralizou no tik tok um vídeo postado por uma psicóloga britânica, que atende em um consultório em Hampshire, na Inglaterra, chamada de Julie Smith.

Na postagem ela relata alguns sintomas sentidos por quem sofre dessa doença crônica. Ela explica que o estresse tem efeito prejudicial em outras áreas de nossa vida, citando como exemplo, o desempenho diminuído no trabalho, achando que esta trabalhando demais. E completa o vídeo dando dicas de como identificar se você esta sofrendo desta síndrome.

Veja abaixo alguns aspectos apontados pela psicóloga como sintomas de esgotamento físico.

A profissional afirma que se faz necessário se desconectar das pessoas que convivem ao seu redor, conforme a especialista  isso evita discussões e desentendimentos constantes com parceiros ou amigos.

A procrastinação segundo ela e algo comum, porém deixar pra resolver as coisas simples ou pequenas sempre para depois, e um sinal de que você esta caminhando para um esgotamento.

O auto cuidado é outro ponto levantado pela especialista, se você deixou de realizar atividade simples e diária como, por exemplo, se alimentar de maneira saudável ou deixou de praticar algum exercício físico estes é um dos maiores alertas para o esgotamento.

E por fim, e não menos importante o cansaço físico, emocional e mental. A pessoa esta em nervosismo constante e não consegue dormir.

 O transtorno é caracterizado por um padrão generalizado de hipersensibilidade e instabilidade nos relacionamentos interpessoais e na autoimagem.

Foto destaque: Síndrome de Burnout um distúrbio emocional resultante de situações de trabalho desgastante. REPRODUÇÃO/Istockphoto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário