A toxina botulínica, ou botox, é mais conhecida por suavizar linhas de expressão e rugas e, com o passar do tempo foi observado que ela tem mais utilidades na melhora da qualidade da pele e saúde em geral.
A médica dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp, Denise Steiner, conta:
“Essa toxina age em receptores específicos da pele, sem ter alterações sistêmicas e vai sendo eliminada aos poucos com segurança. Em 1992, foi publicado um dos primeiros trabalhos que evidenciaram que a toxina melhorava as rugas de expressão. Nessa ocasião ela já vinha sendo usada em doenças musculares como distonias e paralisia cerebral, e houve a percepção de que essa substância neuro moduladora poderia ter ações amplas e variadas.”
Toxina Botulínica na pele
A toxina diminui a velocidade da instalação dos pés de galinha. Foto: Reprodução/wavebreakmedia_micro/Freepik
A dermatologista diz que, a toxina botulínica na pele pode diminuir a sudorese, tratando assim da hiperidrose e fechando os poros, diminuindo a oleosidade e acne. A toxina também melhora a evolução de cicatrizes e, recentemente foi considerado um tratamento para calvície.
A toxina também atua no clareamento da pele através da neuromodulação, melhorando o processo de melanogênese.
Sobre flacidez, Denise afirma: “Num primeiro momento o uso da toxina botulínica não melhora a flacidez, mas sim as rugas de expressão. Os locais mais interessantes para sua aplicação são testa, glabela e área dos olhos, e não são apenas os mais velhos que se beneficiam, já que algumas pessoas muito jovens têm muitas rugas na testa pois são mais expressivas.”
A médica conta ainda: “Na região da glabela encontramos o padrão ouro da indicação da toxina botulínica. A contração dessa região deixa o rosto marcado por expressão da tristeza e preocupação. Essa expressão, quando muito marcada, reflete e transmite contrariedade e afasta as pessoas do seu convívio. Relaxar essa região melhora seu estado emocional e até mesmo a depressão. Isto não quer dizer que você ficará paralisada, mas sim que irá relaxar e parecer mais descansada.”
A dermatologista diz que os “pés de galinha”, que vão ficando cada vez mais marcados porque enrugamos essa área pelo excesso de luz ou quando sorrimos, também são beneficiados. A toxina pode ajudar a diminuir a velocidade de instalação dessas rugas.
Foto de capa: Conhecida por suavizar linhas de expressão e rugas, a toxina botulínica melhora a qualidade da pele e saúde. Reprodução/Freepik