História
A partida entre Irã e Estados Unidos foi muito além das quatro linhas do estádio Al-Thumama, pela Copa do Mundo. Os dois países são rivais históricos na área política. Tudo começou no século XX, mais precisamente em 1953, quando o Irã sofreu uma intervenção estrangeira e um golpe de estado, que foi planejado pela CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, com apoio do governo britânico da época.
Em 1998, Irã e Estados Unidos se encontraram novamente, mas pela Copa do Mundo, onde fizeram um jogo espetacular, recebendo aplausos da torcida antes mesmo da bola rolar. As duas seleções posaram perfiladas para uma foto que é considerada como uma das mais históricas das Copas do Mundo. Além disso, os jogadores do Irã levaram flores brancas para os jogadores dos Estados Unidos, para simbolizar o chamado “Jogo da Paz”.
Irã e Estados Unidos perfilam juntos em “Jogo da Paz”, na Copa de 1998, na França. Foto: Reprodução
Em 2022, Irã e Estados Unidos voltaram a se enfrentar em Copas do Mundo, pelo Grupo B. A partida tomou ares de decisão pelo fato de estarmos na última rodada e ambas equipes terem chances de classificação para as oitavas da competição. O Irã só dependia de si, já os Estados Unidos precisava da vitória e um resultado favorável na partida entre Inglaterra e País de Gales.
O Jogo
Com um clima típico de África do Sul, em 2010, os iranianos fizeram uma grande festa com suas vuvuzelas, mas em campo, os Estados Unidos começaram melhor. Aos oito minutos, os Estados Unidos chegaram pela primeira vez com o volante Musah, que pegou uma bola na frente da grande área iraniana e chutou forte, mas sem muita direção. Logo depois, aos 10, foi a vez de Pulisic cabecear e levar perigo ao gol de Beiranvand.
O Irã só foi chegar ao gol do goleiro Turner aos 19 minutos, com o artilheiro Teremi, que ia dando uma boa assistência, mas acabou sendo inteceptado pelo zagueiro Ream. Aos 27, os Estados Unidos chegaram com perigo novamente, mas Weah acabou cabeceando a bola desequilibrado e o goleiro Beiranvand conseguiu defender.
Aos 37 da primeira etapa, os Estados Unidos chegaram ao primeiro gol da partida. Após lançamento de McKennie para Sergiño Dest, o lateral consegue fazer um cruzamento de cabeça para Pulisic, que chegou dentro da pequena área finalizando para o fundo do gol iraniano. Após o gol, o capitão americano ainda se machucou e ficou por alguns momentos fora de campo, mas logo ficou tudo bem com o camisa 10.
Christian Pulisic marca seu primeiro gol em Copas do Mundo com os Estados Unidos. Foto: Reprodução/USMNT
Já nos últimos minutos do primeiro tempo, aos 51 minutos, os Estados Unidos chegaram ao segundo gol, com Weah, mas o bandeirinha assinalou impedimento, que foi confirmado pelo VAR.
Segundo tempo
Na segunda etapa, os iranianos se lançaram ao ataque em busca do empate que recolocaria a seleção na zona de classificação para as oitavas de final. Nos primeiros 10 minutos, foram três boas chegadas do Irã, geralmente comandadas pelo seu centroavante Mehdi Taremi, que conseguiu levar perigo ao gol americano após boa jogada individual.
Aos 19 minutos, o Irã quase chegou ao empate após jogada de Gholizadeh, Taremi e Ghoddos, que finalizou rente à trave e tirou o “uh” da torcida. Já aos 23, os Estados Unidos voltaram a chegar ao gol iraniano em cobrança de falta, mas Musah errou por pouco e a cobrança passou tirando tinta da trave.
Aos 36, o Irã teve mais uma grande chance com o volante Karimi, que recebeu cruzamento na cara do gol mas não aproveitou a oportunidade. Agindo no desespero, o técnico iraniano colocou o centroavante Ansarifard no jogo, para fazer dupla com Taremi, abrindo mão de parte do meio de campo. Para se defender, o técnico americano Gregg Berhalter colocou mais um zagueiro e passou a usar o sistema defensivo com cinco peças.
Com nove minutos de acréscimos, o Irã saiu de vez para o ataque, mas abusou das jogadas pela lateral e bolas aéreas, não conseguindo marcar o gol de empate e da classificação.
Resolução do Grupo B
Com o resultado, os Estados Unidos conseguem a classificação em segundo lugar no Grupo B da Copa do Mundo. A primeira colocação ficou com a Inglaterra, que venceu o País de Gales pelo placar de 3 a 0. Com isso, os primeiros confrontos das oitavas de final estão definidos. A Holanda enfrenta os Estados Unidos no próximo sábado (3), e a seleção de Senegal, uma das sensações da Copa, enfrentam a Inglaterra, no domingo (4).
Foto Destaque: Pulisic marca e coloca o Estados Unidos nas oitavas da Copa do Mundo. Reprodução/USMNT