Na tarde desta quarta-feira (30), em jogo válido pelo Grupo D, a Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0, no estádio Al Janoub, e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Com gol de Leckie, a seleção da Oceania se classificou em segundo lugar, com 6 pontos, tendo a França ocupando a primeira colocação, também com 6, mas com o saldo de gol maior.
Agora, a Austrália espera seu adversário da próxima fase, que sairá do Grupo C. Todas as seleções ainda possuem chance de classificação. Polônia e Argentina, Arábia Saudita e México duelam às 16h (de Brasília).
A primeira etapa foi marcada por domínio da Dinamarca, mas sem grandes chances. A Austrália buscou o contra-ataque, e deu poucos espaços para a seleção europeia, que só conseguiu chegar aos 10 minutos, quando Jensen recebeu ótimo passe de Braithwaite na área, pela direita, e chutou forte, cruzado, mas Mat Ryan espalmou para escanteio. Logo na sequência, aos 12, a Dinamarca chegou novamente, desta vez com Olsen, que recebeu de Braithwaite na entrada da área e chutou de pé direito, mas mandou por cima do gol. Com mais posse de bola, a Dinamarca atuou bastante pelos lados, mas a marcação da Austrália seguiu firme. Já no ataque, a seleção da Oceania chegou apenas aos 40 minutos, com chute forte de Duke, que Schmeichel defendeu sem dar rebote.
Para o segundo tempo, os técnicos mexeram na equipe, e o jogo reiniciou diferente, com a primeira chegada da seleção australiana, logo aos 2 minutos, com Irvine, que finalizou dentro da área e mandou por cima do gol. Os dinamarqueses responderam na bola parada, com Eriksen, que tentou surpreender o goleiro Ryan, sem sucesso. Mas a partir dos 15 minutos, a história começou a mudar. Em contra-ataque preciso, a Austrália recuperou a bola na área e acelerou para pegar a defesa da Dinamarca aberta. Leckie foi lançado em profundidade, driblou Maehle e chutou cruzado, para abrir o marcador. A Dinamarca tentou a reação, e aos 25, Dolberg foi lançado na área e caiu ao sofrer o contato com a marcação. O árbitro apontou para a marca do pênalti, mas o assistente assinalou impedimento no lance. Sem criatividade, a Dinamarca se limitou a alçar bola na área, porém, sem levar real perigo ao gol australiano. A última esperança veio aos 50 minutos, quando Eriksen cobrou escanteio e Cornelius cabeceou por cima. Fim de jogo e classificação da Austrália para as oitavas de final da Copa do Mundo.
Austrália chega nas oitavas pela segunda vez na história (Foto:Reprodução/FIFA)
A Austrália, que disputou sua primeira Copa do Mundo em 1974, disputa apenas a sexta edição do torneio, tendo se classificado uma única vez para as oitavas de final, há 16 anos, na Copa da Alemanha, em 2006, também na segunda colocação. Na ocasião, os australianos caíram nas oitavas, derrotados pela Itália, que terminaria com o título.
Após carimbar a vaga, a Austrália volta a campo no sábado (3), às 16h, contra o primeiro colocado do Grupo C, e tentará buscar a vaga nas quartas de final pela primeira vez na história.
Foto Destaque: Jogadores da Austrália comemoram a vaga nas oitavas. Reprodução/Reuters