Lula tem jantar com Gilmar Mendes na casa do ministro do TCU Bruno Dantas

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
3 min de leitura

A noite da última Terça-feira (29/11) foi marcada por um jantar entre o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O encontro foi na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, em Brasília.

Na ocasião, ambos trataram de assuntos relacionados a questão do orçamento secreto e a busca por alternativas apara a rejeição da PEC do Estouro. Também estiveram presentes no jantar, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Foi dito que Lula se mostrou bem animado durante o encontro, onde o presidente falou sobre a definição de apoio no Congresso Nacional para o novo mandato e ainda aproveitou a ocasião intima para fazer muitas perguntas aos interlocutores.


Lula se move para reuniões importantes para a PEC da Transição (Foto: Reprodução / Metrópoles)


Lula tinha chegado na capital federal na noite do último domingo (27/11), onde desde então, vem participado de reuniões políticas para avançar na transição de governo, a principal delas foi seu comprometimento para com as discussões e articulações sobre a PEC da Transição que ele começou oficialmente na Segunda-feira (28/11).

O objetivo principal dessa PEC é garantir recursos para a manutenção do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, no valor de R$ 600 para as famílias beneficiárias, no qual Gleisi Hoffmann, reafirmou que Lula irá fazer parte das várias reuniões com partidos e bancadas nesta semana.

Enquanto isso, na última sexta-feira (25/11), Gleisi admitiu que a equipe de transição de governo não calculou bem a dificuldade para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a fim de garantir verbas dos programas sociais a partir de 2023. Ainda segundo a presidente do partido, a PEC da Transição está travada “por falta de articulação no Senado”, mas com potenciais soluções a surgir.

O presidente já era esperado na Capital Federal desde a última semana mas teve que adiar sua viagem depois de passar por um procedimento cirúrgico que precisava se recuperar devido a uma lesão foi detectada antes da viagem de Lula ao Egito para a COP 27, que especularam ser precursora de câncer, mas que foi logo descartado pelos médicos.

 

Foto Destaque: Lula chega na capital federal para encontros de vital importância. Reprodução/Metrópoles

Deixe um comentário

Deixe um comentário