Fim de ano assusta pets com fogos de artifício

Luciano Lobo Por Luciano Lobo
2 min de leitura

O mês de dezembro se iniciou e com ele chegam também as comemorações de natal e ano novo. E como todo mundo sabe, esses eventos reúnem as famílias em casa, nas ruas e em eventos fechados que acabam utilizando fogos de artifício para festejar, o que acaba sendo terrível para os pets. 

Em 2022 isso se agrava por conta da Copa do Mundo, que chega ao fim na metade de dezembro. Até lá, muitos brasileiros irão continuar soltando fogos e fazendo arruaça nas ruas com as comemorações dos gols, o que pode piorar ainda mais caso o Brasil for para a final. 

Os cães escutam sons entre 10 e 45.000 Hz e os gatos filhotes até 100.000 Hz. Em efeito de comparação, os humanos captam sons entre 16 e 20.000 Hz. Os barulhos por causa da solta de fogos pode causar nos animaizinhos traumas, laceração dos tímpanos, desmaios, convulsões e até mesmo a morte para animais mais sensíveis. 

Em dia de jogos, como está acontecendo nos últimos dias, o ideal é que o dono do pet não o deixe sozinho, pois ele pode tentar fugir por achar que está em perigo. No momento da aflição, o animal pode passar por lugares que o machucam e até mesmo pular uma janela. 


Como cuidar do seu pet durante o jogo. (Reprodução/Youtube)


O ideal é que o bichinho fique dentro de casa, pois ele pode ficar mais perto do seu dono e se sentirá mais tranquilo. Também é necessário fechar as portas, cortinas e janelas, pois ajuda a abafar o som. Dar petiscos ao pet também o ajuda a relaxar, além de brinquedos para tornar o ambiente mais agradável. 

Foto destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário