Pela primeira vez quartas de final da Copa não terão nenhum dos cinco melhores do mundo

Pedro Galvão Por Pedro Galvão
3 min de leitura

A eliminação de Lewandowski da Polônia para a Argentina consolidou um recorde sem precedentes na história da Copa do Mundo. O artilheiro polonês foi o ultimo eliminado entre os cinco melhores do mundo no Catar. Dito isso, as quartas de final da Copa do Mundo não contarão com nenhum dos cinco melhores colocados da Bola de Ouro de 2022. Esta é a primeira vez que acontece isso desde que a FIFA adotou o formato atual da Copa do Mundo em 1986.

Os dois melhores jogadores de 2022, Benzema e Mané, estão lesionados e não poderão jogar. O atacante francês não foi cortado oficialmente, mas o técnico Didier Deschamps descartou qualquer possibilidade de retorno. Já Mané foi cortado pela seleção de Senegal logo depois de ser convocado.

De Bruyne, que ficou na terceira colocação da Bola de Ouro, se despediu da Copa do Mundo na primeira fase com a Bélgica para a surpresa de muitos. O meio campista não chegou a marcar um gol durante a Copa.

O quinto melhor colocado da Bola de Ouro foi o egípcio Mohamed Salah, que nem chegou a se classificar para a Copa do Mundo, já que o Egito foi eliminado pela seleção de Senegal, do próprio Sadio Mané durante as eliminatórias africanas. 


Lewandoski durante premiação da Bola de Ouro 2022 (Foto: Reprodução/instagram)


Dos cinco melhores, Lewandowski foi o único que chegou as oitavas de final, sendo eliminado no ultimo Domingo (4) pela seleção francesa. O jogador chegou a marcar dois gols de pênalti.

Até antes do mundial de 2022, as quartas de final da Copa do Mundo com menos representantes pelos cinco melhores do mundo foram justamente os dois últimos mundiais. Em 2014, chegaram apenas Messi e Neymar. Messi chegou até a final quando perdeu a decisão para a Alemanha, já o brasileiro chegou às semifinais, mas foi eliminado pela mesma Alemanha.

Na Copa da Rússia de 2018, entre os cinco primeiros do mundo apenas Neymar e Modric apareceram nas quartas de final. Neymar chegou exatamente até as quartas de final e foi eliminado pela Bélgica, enquanto Modric fez história ao levar a seleção croata até a grande final, perdendo a decisão para a França.

Foto destaque: Lewandowski em campo durante jogo de oitavas de final da Copa. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário