Cultura amazônica inspira nova coleção da Farm com artistas regionais
Amazonikas: coleção da Farm em parceria com artistas da Amazônia que expressam cultura, natureza e ancestralidade em estampas cheias de significado
A Farm lançou a coleção cápsula Amazonikas em parceria com quatro artistas visuais da região amazônica: Bonikta, P.V Dias, Wira Tini e EME Astroamazônico. O novo trabalho celebra a riqueza cultural e natural da Amazônia, trazendo estampas inspiradas na fauna, na flora e na ancestralidade do Norte do Brasil, sob diferentes pontos de vista.
Com peças que valorizam a identidade local, a Amazonikas reforça o compromisso da marca carioca com a arte colaborativa e a representatividade regional. A seguir, conheça as criações que compõem a coleção:
Do encantado ao cotidiano: a Amazônia em estampas
A modelo utiliza um vestido tomara que caia fluido, estampado com o tema “Enkantados” de Bonikta. A peça se destaca não apenas pelo caimento leve, mas também pela narrativa visual: inspirada nos encantados que protegem a floresta amazônica. Além disso, ela ganha um toque tropical com o salto de acabamento amadeirado.

Nos vestidos mídi, a arte “Vida de Amazônida” ganha nova dimensão com a assinatura de Wira Tini, mostrando a ligação entre a cidade e a floresta. Suas estampas contam as histórias dos indígenas, ribeirinhos e habitantes da região, onde ela revela uma Amazônia contemporânea.

Já o artista P.V Dias criou estampas inspiradas na série Rádio Cipós. Na estampa “Tropical Soundsystem”, ele mistura tecnologia e música usando cores fortes e desenhos marcantes. A arte mostra como o som viaja e conecta os estados do Norte e Nordeste, levando cultura e movimento por onde passa.

A coleção termina com a estampa “Astroamazônico”, do EME. A arte é uma homenagem aos trabalhadores ambulantes, como vendedores de rua, ciclistas, motoqueiros e carroceiros, que fazem a cidade acontecer todos os dias. A roda, que está presente na vida dessas pessoas, é o destaque da estampa.

Moda que transforma: propósito e representatividade
A parceria da FARM com artistas amazônicos dá voz e visibilidade a culturas pouco representadas na moda, transformando roupas em obras de arte que contam histórias da região. Essa colaboração valoriza a identidade da Amazônia, fortalece a marca ao conectar o urbano ao regional e promove um ativismo simbólico importante. Além disso, cria novas oportunidades econômicas para os artistas locais.
