Número de casos de Covid-19 no DF registra queda

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
3 min de leitura

O número de casos de Covid-19 no Distrito Federal vem registrando queda, porém, os números ainda seguem altos. A taxa de transmissão registrou um número menor nas últimas duas semanas, contudo, ainda está acima do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que é abaixo de 1.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES), o número de casos positivos no estado na segunda-feira (12) era de 3,7 mil, já na terça-feira (13) houve uma queda para 2,3 mil casos positivos. A taxa de transmissão do vírus na terça foi de 1,28, o que significa que a cada 100 pessoas infectadas outras 128 pessoas podem receber o vírus, a OMS determina que este número fique abaixo de 1 para que a pandemia possa estar sob controle.

Desde o começo da pandemia, o Distrito Federal já registrou um total de 870 mil casos de Covid-19, e está há quase um mês sem nenhuma morte por Coronavírus, desde o dia 24 de novembro nenhum óbito foi registrado em decorrência da doença. A taxa de casos positivos está 54% menor do que há 14 dias, com uma média móvel de 2.552,33 casos, enquanto a média móvel de mortes está zerada.


Vídeo da campanha de vacinação contra a Covid feito pelo Ministério da Saúde (Vídeo: Reprodução/Youtube)


A queda na taxa de transmissão vem diminuindo na capital, Brasília, desde 29 de novembro, há 15 dias. Há duas semanas a taxa caiu de 1,8 para 1,77 e está a cada dia diminuindo, o maior pico da taxa durante a pandemia ocorreu em janeiro deste ano, quando o número de taxa de transmissão foi para 2,61 nos dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde.

Lembrando que o uso de máscara, mesmo não sendo mais obrigatório, segue recomendado tanto em locais públicos quanto em locais fechados, principalmente em supermercados, lojas e ambientes onde há bastante circulação de pessoas e pouca ventilação, como transporte público e pontos de atendimento de saúde como hospitais, onde o uso segue sendo obrigatório. Medidas como esta diminuem o contágio em cerca de 70%, assim como a higienização das mãos com água e sabão e a utilização de álcool em gel, o distanciamento também pode diminuir as chances de contrair o vírus, bem como tomar todas as doses da vacina disponível nos postos de saúde.

Foto Destaque: Imagem de um homem realizando o teste de Covid-19. Reprodução/Twitter

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário