Gabriel Bahia faz boa estreia mas Botafogo perde o clássico
A primeira partida de Gabriel Bahia pelo Botafogo terminou em derrota por 2 a 0 diante do Fluminense, mas o zagueiro deixou boa impressão e mostrou potencial para conquistar espaço no elenco. Reforço vindo do Volta Redonda, o defensor foi escalado como titular no Clássico Vovô, pelo Brasileirão, devido às suspensões de Kaio Pantaleão e […]
A primeira partida de Gabriel Bahia pelo Botafogo terminou em derrota por 2 a 0 diante do Fluminense, mas o zagueiro deixou boa impressão e mostrou potencial para conquistar espaço no elenco. Reforço vindo do Volta Redonda, o defensor foi escalado como titular no Clássico Vovô, pelo Brasileirão, devido às suspensões de Kaio Pantaleão e Alexander Barboza, dupla considerada a mais experiente do setor. Mesmo com o time desorganizado em alguns momentos, Gabriel teve uma atuação sólida no Maracanã.
Primeiros números de Gabriel com a camisa do Fogão
Durante o jogo, o camisa 26 somou 80 participações com a bola e, segundo o mapa de calor, apareceu bastante no campo ofensivo, ajudando na saída de jogo. O aproveitamento nos passes foi alto: 58 acertos em 65 tentativas, o que corresponde a 89%. Ele também foi bem nos lances individuais, vencendo todos os três dribles que arriscou. Além disso, ganhou cinco de seis duelos pelo chão e repetiu o mesmo aproveitamento em disputas aéreas, números que chamaram a atenção, segundo dados do Sofascore.
No Volta Redonda, Gabriel vinha sendo titular absoluto, com 17 jogos disputados na Série B. Apesar da fase difícil da equipe, que luta contra o rebaixamento, ele se destacou e chamou a atenção da diretoria alvinegra. O contrato firmado com o Botafogo é de empréstimo até o fim do próximo Campeonato Carioca, incluindo cláusula de compra obrigatória caso atinja metas de desempenho.
Alex Telles, lateral do Botafogo, recebeu uma homenagem da prefeitura do Rio como Cidadão Honorário (Foto: reprodução/X/@Botafogo)
Clássico teve disputa acirrada
O jogo, no entanto, acabou sendo marcado pelo resultado negativo. Com pouco mais de 18 mil torcedores presentes, o Fluminense foi mais eficiente e venceu com gols de Germán Cano, no primeiro tempo, e Lima, já nos minutos finais. A partida também marcou a estreia do técnico Luis Zubeldía no comando tricolor e colocou fim à sequência de oito vitórias seguidas do Botafogo contra o rival.
Apesar do placar, o clássico foi equilibrado na etapa inicial. Ambos os times tentaram atacar, mas falharam em muitos passes. No Botafogo, o destaque ofensivo foi o lateral Vitinho, que criou três boas chances e obrigou o goleiro Fábio a fazer grandes defesas. Já Newton quase marcou em chute de fora da área que explodiu no travessão.
No segundo tempo, o Fluminense tomou o controle da partida, pressionando o Botafogo e criando dificuldades para o adversário. Apesar das mudanças promovidas por Davide Ancelotti, que deram novo fôlego ao ataque alvinegro, as chances criadas não foram aproveitadas. O castigo veio no fim: aos 43 minutos, Lima recebeu passe de Martinelli e marcou o gol que decretou a vitória tricolor por 2 a 0.
