ANS suspende a venda de quase 20 planos de saúde

Luísa Giraldo Por Luísa Giraldo
2 min de leitura

Dezenove planos de saúde terão a comercialização suspensa temporariamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a partir do dia 22 de dezembro. A medida, que faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, será tomada pelas queixas relacionadas à cobertura assistencial no terceiro trimestre que foram recebidas por eles. Dos dezenove planos de saúde, 13 são da Unimed-Rio.

Assim, a Unimed-Rio figurou no topo da lista de oito empresas, no setor, que tiveram contatos com a venda interrompida devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial no primeiro trimestre deste ano de 2022. Uma de suas concorrentes, a Amil, também está entre as ranqueadas.

Pertencente ao Monitoramento da Garantia de Atendimento, a medida terá como objetivo acompanhar o desempenho do setor regularmente e atuar na proteção dos consumidores.

De acordo com a agência, 387.894 beneficiários, ao todo, ficam protegidos com essa medida, já que os planos só poderão voltar ao mercado para novos clientes se uma melhora no resultado de monitoramento for apresentada. Os usuários desses planos, no entanto, não terão os atendimentos afetados.


Funcionários da área da saúde da Unimed-Rio (Reprodução/Barrazine)


Lista com os planos de saúde

A lista completa com os planos suspensos está disponível no site oficial da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Para o ciclo, foram avaliadas aproximadamente 45 mil reclamações relacionadas a problemas com assistência, que foram registradas na ANS entre os dias 1º de julho a 30 de setembro. A Agência liberou, ainda neste ciclo de monitoramento, a venda de mais de 45 planos de saúde, bem como onze operadoras, que estavam, até o momento, suspensas.

No site, os usuários dos serviços de plano de saúde têm a possibilidade de verificar o histórico das operadores e conferir os planos suspensos ou reativados em cada ciclo de monitoramento.

Além disso, queixas contra as operadoras podem ser feitas através do Disque ANS: 0800-701-9656 ou, também, pelo site oficial da agência.

Foto destaque: Unimed-Rio (Reprodução/Unimed)

Deixe um comentário

Deixe um comentário