Arraial do Cabo promove campanha a favor da proteção aos animais

Michel Antunes Por Michel Antunes
3 min de leitura

Em razão da conscientização a favor dos animais, o município da Região dos Lagos, iniciou nesta quarta-feira, 14, a campanha “Não alimente as aves”. A campanha teve as ações iniciadas nesta quinta-feira, 15, consistindo na alocação de placas ao redor das praias das cidade, passando também pela Marina dos Pescadores, trecho popular da região.

O motivo dessa iniciativa foi porque para as aves, a alimentação incorreta pode acarretar em problemas nos ossos das mesmas, junto a uma insuficiência renal e aumento de peso. Outros motivos seriam o encorajamento da ação no furto de alimentos e resíduos, tornando as aves agressivas e podendo intoxicar o animal. Fora isso, o ato vai de encontro a política de bem-estar e proteção animal, podendo gerar uma multa de quinhentos mil a três mil reais, variando conforme a gravidade, este valor ainda poderia aumentar.

O movimento contou com a participação de influenciadores, membros da Secretaria do Ambiente e Saneamento, da Secretaria de Turismo, da Funtec Ambiental, do trade local, Arraial do Cabo CV&B, AMHAR, ACIAC e ABAC.

A prática de alimentar animais é comum no mundo todo e pode ser vista como uma atitude fofa e inofensiva por muitas pessoas, mas não se deve deixar enganar-se. A prática pode gerar severos efeitos colaterais nos animais e até mesmo em quem esteja os alimentando desta maneira. O correto em situações como essa é deixar que se alimentem por conta própria ou por pessoas designadas para a função. Existem muitos zoológicos ou passeios com aves e outros animais, onde é permitido alimenta-los por meio de um guia que cuida para a ação ser realizada da maneira devida e assim evitando quaisquer possíveis problemas.


Ver a imagem de origem

Prática de alimentar as aves também é costume em Cabo Frio. (Foto: Reprodução/CaboFrioPortalDaCidade)


Arraial do Cabo não é o único município que costuma lidar com esse tipo de situação. Cabo Frio, também na Região dos Lagos, é um local onde a prática problemática é costumeira pelos turistas que passam por lá. A prefeitura de Cabo Frio já tomou medidas similares para conscientizar banhistas sobre a saúde dos pássaros em outras oportunidades.

 

Foto Destaque: Gaivotas voando pela praia em Arraial do Cabo. Reprodução/Youtube

Deixe um comentário

Deixe um comentário