Dez pessoas ficaram presas no teleférico em um parque em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O caso aconteceu na tarde de sábado (17).
O Corpo de Bombeiros de SP comandou uma operação de resgate para a retirada de dez pessoas de um teleférico em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Todas as pessoas presas foram retiradas sem problemas.
O brinquedo é uma das atrações do Parque Natural Estoril, uma área de preservação da Mata Atlântica em SBC. Ele teria, no momento do incidente, apresentado uma falha mecânica.
A fim de evitar qualquer risco de queda, os Bombeiros tiveram que tirar uma pessoa de cada vez da atração, que conta com uma altura de 17 metros em alguns trechos. Porém, a maioria das vítimas ficou presa em locais que contavam com 7 metros de altura. Seis viaturas foram até o local para auxiliar na operação. O Corpo de Bombeiros postou fotos e vídeos do resgate nas redes sociais.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>As equipes do 8º GB precisam retirar as vítms uma a uma p/ evitar qualquer risco de queda, trabalho que exige muita técnica, atenção sem mencionar o fator psicológico de tentar acalmar as vítms lá em cima. <a href=”https://t.co/iMMcnm9iH8″>pic.twitter.com/iMMcnm9iH8</a></p>— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) <a href=”https://twitter.com/BombeirosPMESP/status/1604227684703297536?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 17, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Corpo de Bombeiros resgatando as pessoas do teleférico. Reprodução/Twitter
Os responsáveis pela ação tiveram um trabalho complicado. Apesar de algumas pessoas estarem em locais relativamente baixos em relação ao solo, foi preciso o uso intenso de EPIs, tanto em vítimas quanto em bombeiros, além de cordas para amarrar as pessoas presas e uma extração cuidadosa e demorada de cada uma. Também se fez necessário o uso de escada para manusear com cuidado os cintos que prenderam as vítimas para sua extração.
Além das diferenças de elevação durante o trajeto, o teleférico tem um percurso de 1,5km. Após a falha, o brinquedo foi interditado.
O Parque Natural Estoril conta com 373 mil metros quadrados e segue aberto ao público, apenas com a atração do teleférico fechada para manutenção.
A prefeitura de São Bernardo do Campo lançou uma nota informando que os cabos do teleférico descarrilaram e que o motivo da falha será apurado. Enquanto isso, o equipamento seguirá fechado ao público.
Foto de destaque: Bombeiro durante resgate de vítima. Reprodução/Twitter