Você trabalha com redes sociais? Sabia que até mesmo quem já atua na área, muitas vezes não sabe, de fato, como criar conteúdo para Instagram? E falamos de algo que tenha relevância, estratégia e um ótimo retorno de maneira orgânica, sem precisar investir nada.
Se você se encaixa nesta situação, acredite, isso é possível e é muito mais do que apenas fotos com edição de imagem, filtros e legendas que combinam. Hoje, você aprenderá com o casal sucesso nas redes sociais, Chrys Dias e Debora Paixão, a criar conteúdo para Instagram, entendendo todos os conhecimentos e testes envolvidos no processo.
Aplicando tudo de maneira correta, sua publicação se tornará um imã de interações, pois os usuários vão se interessar, compartilhar e engajar, ou seja, o conteúdo chamará a atenção das pessoas em meio a outros milhares que aparecem diariamente no Instagram. Acompanhe e veja as 30 dicas que separamos para você voar de vez nesta rede social.
Chrys Dias, Debora Paixão e filha. Foto/Reprodução.
Dicas de estratégias para engajamento
O engajamento traduz muito sobre a estratégia de um Instagram. Investir nisso ajudará a aumentar as chances de venda, além de fortalecer o relacionamento da empresa com o público. Confira nossas dicas:
1) Saiba qual é o objetivo dos conteúdos
É fidelização de clientes? Branding? Relacionamento com fãs? Vendas? É muito importante ter clareza dos objetivos de seu Instagram. É como diz o ditado: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Mas, no nosso caso, é importante ter um norte.
2) Constatações devem ser sempre baseadas em testes
Para chegar ao objetivo que você deseja para o seu Instagram, é necessário fazer muitos testes. Os conteúdos devem atingir todas as pessoas que estão nas diferentes etapas do funil de marketing, falando com os clientes e fãs da marca, mas também alcançando pessoas que nunca ouviram falar dela, ou seja, os que ainda não estão prontos para comprar.
3) Saiba quem é seu público-alvo
É necessário entender quais são os interesses, dores, necessidades, hobbies e tom de conversa, para criar um conteúdo de qualidade ao seu público. Para isso, as pesquisas são uma alternativa de levantar dados reais, para, assim, identificar padrões e construir personas.
4) É importante ter uma frequência de conteúdo
A frequência de postagens é essencial para ter mais chances de alcançar o seu público e para que o algoritmo trabalhe ao seu favor, entregando os conteúdos assertivamente.
5) Análise de métricas
No próprio Instagram, na aba de Informações, há várias opções de métricas disponibilizadas, para que o administrador gerencie e use a rede de forma mais inteligente. Outros programas e plataformas também podem ser utilizados para isso.
6) Evite repetir temas que não trazem bons resultados
Ao analisar e mapear as publicações, conforme mostrado no item anterior, você consegue identificar o que está trazendo bons resultados e o que não funcionou para o público. Nem sempre uma ideia de post no planejamento pode render bons números de engajamento na hora da publicação.
7) Poste nos melhores dias e horários
Isso é fundamental para um melhor desempenho de conteúdo. Analise as métricas do seu Instagram e veja em que horário e dia seu público costuma interagir e engajar mais. Com isso, as chances de ter uma audiência melhor aumentam e o algoritmo da rede trabalhará ao seu favor.
Foto em Destaque: Reprodução.