Cada vez mais conhecida, a ayurveda é uma medicina alternativa milenar criada na Índia. Vem despertando interesse, principalmente, por suas dicas de alimentação mais equilibrada e sem restrições (feitos de acordo com a necessidade de cada pessoa). O foco da medicina ayurvédica não é apenas tratamento físico, mas a harmonia do corpo, mente e alma.
O significado do nome vem do sânscrito (idioma indiano de onde também surgiu a yoga), ayus significa vida e veda significa conhecimento. Daí surge a expressão ayurveda, que é basicamente o conhecimento da vida humana.
Uma alimentação equilibrada é uma das principais técnicas da medicina (Foto: Reprodução/ Getty Imagens)
Tem o propósito de equilibrar o indivíduo com a natureza, com os outros seres e especialmente consigo mesmo. Para que desta forma se consiga ser completamente saudável e feliz.
É quase um estilo de vida, que traz dúvidas sobre sua eficácia e já foi considerado charlatanismo. Mas até mesmo profissionais da ciência tradicional já trouxeram evidências de alguns de seus benefícios.
https://inmagazine.com.br/colunista/Luana-Bruno/post/Conheca-o-porque-do-sucesso-da-Yoga
https://inmagazine.com.br/post/NEUROBICA-Exercicio-para-mente
Para entender o método da ayurveda, é preciso ter a mente aberta e não o comparar aos conceitos ocidentais de medicina, doença e cura. Nessa medicina, se acredita em energias que rodeiam o corpo e a mente do ser humano e podem ser prejudicais. Problemas emocionais, má alimentação e traumas físicos são capazes de desencadear um desequilíbrio energético, correndo risco de acumulação de toxinas que dão origens as doenças.
As técnicas mais utilizadas são massagens, aromaterapia, fitoterapia e a mais importante de todas, nutrição. A Medicina Ayurvédica é indicada para todos os tipos de pessoas que entendem a importância de se cuidar. É uma ótima terapia para ajudar a entender que os cuidados com nosso corpo e mente precisam ser constantes, para que se possa sentir benefícios diariamente.
A prática também pode incluir exercícios físicos como yoga, meditação e envolver o uso de plantas medicinais, pedras e minerais terapêuticos. O tratamento sempre envolve o lado físico e emocional do paciente.