Desde o ano de 2015, o carvão passou a ser utilizado como um ingrediente indispensável na área da beleza e ainda hoje seu uso é recorrente em produtos para cuidados com a pele. O carvão é constituído basicamente por madeira queimada em pó absorvente composta por carbonos e cinza, mas será que ele realmente trás benefícios para a nossa pele?
Legenda: Post sobre máscara de carvão. Reprodução:Instagram
De acordo com alguma estudos, as moléculas de carbono agem como fonte de energia do carvão e realizam a eliminação de toxinas na pele. No decorrer do nosso dia a dia estamos expostos a impurezas e agressores ambientais que podem entupir nossos poros, o carvão age como um desintoxicador.
Para aqueles que possuem uma pele oleosa com propensão a acne, incluir o carvão em sua rotina de skincare pode gerar resultados, porém é preciso tomar alguns cuidados.
Como o carvão age absorvendo o excesso de oleosidade e impurezas da pele de forma tão eficaz, ele também pode remover a umidade e hidratação natural da nossa pele, deixando-a sensível e suscetível a ressecamento e irritação. Dessa forma, se sua pele tende a ser mais seca, o carvão não precisa ser incorporado a sua rotina de cuidados. Outra dica é não misturar carvão com hidroxiácidos, já que o mesmo pode sugar os ativos presentes como o retinol e torna-los menos eficaz. De modo geral o carvão não é prejudicial para a pele.
Os produtos sem enxágue compostos por carvão vegetal são a melhor forma de colocar o ingrediente em ação, já que assim ele pode ser melhor absorvido pela pele por um período maior de tempo, como máscaras.
Legenda: Resenha sobre máscara de carvão. Reprodução: YouTube
Já pensou em inserir esse ingrediente na sua rotina de cuidados com a pele?
Foto Destaque: Máscara de carvão para o rosto. Reprodução/Pinterest