Três treinadores do Brasileirão estão concorrendo como melhor técnico do mundo pela IFFHS

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está concorrendo como melhor treinador do mundo em 2022 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Junto com ele estão Dorival Jr, ex técnico do Flamengo, que atualmente está sem clube, e Luiz Felipe Scolari, atualmente aposentado, mas que foi técnico do Athletico Paranaense na temporada de […]

27 dez, 2022

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está concorrendo como melhor treinador do mundo em 2022 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Junto com ele estão Dorival Jr, ex técnico do Flamengo, que atualmente está sem clube, e Luiz Felipe Scolari, atualmente aposentado, mas que foi técnico do Athletico Paranaense na temporada de 2022.

Na premiação, que já tem seus 15 finalistas, estão concorrendo também: 

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti; 

O técnico do Manchester City, Pep Guardiola; 

Do Liverpool, Jürgen Klopp; 

Do Aston Villa, Unai Emery; 

Do Bayern de Munique Julian Nagelsmann; 

Do Eintracht Frankfurt, Oliver Glasner; 

Da Roma, José Mourinho; 

Do Napoli, Luciano Spalletti; 

Dorival Jr, que está sem clube atualmente; 

Luiz Felipe Scolari, aposentado; 

O técnico do Boca Juniors, Hugo Ibarra; 

O treinador da seleção de Marrocos, Walid Regragui; 

Brian Schmetzer, do Seattle Sounders; 

Albert Riera, do Auckland City;

E Abel Ferreira, do Palmeiras.

Confira abaixo um resumo da temporada dos técnicos que disputaram o campeonato brasileiro em 2022 e estão concorrendo ao prêmio de melhor técnico do mundo:

Abel Ferreira

O técnico do Palmeiras está concorrendo pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, quando também foi indicado, o técnico havia sido campeão pela segunda vez consecutiva da CONMEBOL Libertadores, vice campeão do Campeonato Paulista, campeão da copa do Brasil 2020 (que assim como a Libertadores de 2020, aconteceu só em 2021 por causa da pandemia), e também a Recopa referente a 2020. Na ocasião, o vencedor foi o alemão Thomas Tuchel.

Este ano, o treinador venceu o campeonato Paulista, em uma reedição da final passada, e o campeonato Brasileiro, completando o título que lhe faltava, se tornando o quarto técnico que mais levantou troféus pelo clube.

Luiz Felipe Scolari

Felipão foi técnico do Athletico Paranaense em 2022 e, no campeonato Brasileiro, se classificou direto para a Libertadores de 2023, em sexto lugar. Mas o brilho da temporada mesmo foi ter sido o vice campeão da Libertadores, eliminando o atual bi campeão, Palmeiras, nas semi-finais, perdendo apenas para o Flamengo na final.

Dorival Junior

O técnico assumiu o time do Flamengo no meio da temporada, já com os campeonatos em andamento. Em um momento em que a delegação rubro negra, e também a torcida já não estavam satisfeitos com o antigo técnico, Paulo Souza, contrataram Dorival, que assumiu o time e entregou ótimos resultados na temporada, como um elenco mais competitivo e bem treinado. 

Após Dorival assumir o clube, recuperaram posições na tabela, passaram a perder e empatar menos e vencer mais, e ainda brigaram muito pelas copas, o que deu muito resultado. Para encerrar a temporada com chave de ouro, foram campeões da Libertadores e da Copa do Brasil.

 

Foto destaque: Felipão, Dorival Jr e Abel Ferreira, que estão disputando pelo título de melhor técnico do mundo em 2022. Foto: reprodução/Instagram.

Mais notícias