Barbara Walters, âncora icônica da televisão estadunidense, morre aos 93 anos

Tiago Silva Por Tiago Silva
4 min de leitura

A apresentadora Barbara Walters, icônica na televisão norte-americana e com mais de 50 anos de carreira, morreu aos 93 anos na última quinta-feira (30) em sua residência, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi divulgada.

Segundo mensagem enviada pela porta-voz da apresentadora à rede CNN, “Barbara Walters faleceu pacificamente em sua casa cercada por entes queridos. Ela viveu sua vida sem arrependimentos. Ela foi uma pioneira não apenas para as jornalistas, mas para todas as mulheres”.

Barbara nasceu em 25 de setembro de 1929, na cidade de Boston. Ela viveu cercada de celebridades, pois seu pai era dono de uma boate e empresário de teatro. Em 1953, Barbara se formou em Artes no Sarah Lawrence College, em Nova York.

Walters iniciou a carreira em 1961 na rede NBC, onde foi repórter, escritora e membro do programa “Today”. Em 1974, se tornou apresentadora na rede e, em 1976, ingressou na ABC News como âncora, sendo a primeira mulher no posto em noticiários noturnos.

A âncora apresentou diversos programas ABC, além de entrevistar figuras públicas importantes, a exemplo de todos os presidentes e primeiras-damas estadunidenses eleitos desde Richard Nixon, além de Fidel Castro (Cuba), Margareth Thatcher (Reino Unido), Boris Yeltsin (Rússia) Vladmir Putin (Rússia) e Saddam Hussein (Iraque), além de uma reunião entre os Chefes de Estado Anwar Sadat, do Egito, e Menachem Begin, de Israel, em 1977.


Barbara Waters entrevistou o na época presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, em 1977. Reprodução: Everett Collection/Posterazzi


Uma de suas entrevistas mais impactantes foi em 1999, com a ativista Monica Lewinsky, que se envolveu em um escândalo com Bill Clinton enquanto estagiária da Casa Branca. A transmissão foi assistida por cerca de 48,5 milhões de espectadores nos Estados Unidos.


Barbara Waters (à esquerda) posa com Monica Lewinsky (à direita) na entrevista de 1999. Reprodução: ABC/Courtesy Everett Collection/Variety


Walters também foi responsável por programas de entrevistas que antecediam o Oscar, focando em atrizes, atores e outros indicados.

Sua última entrevista foi ao ar em dezembro de 2015, com o na época pré-candidato a presidência dos Estados Unidos Donald Trump. Já sua última aparição pública foi no ano seguinte, quando já se especulava que estivesse doente.

A apresentadora também recebeu premiações importantes ao longo de sua carreira. A primeira foi em 1977, com o Emmy de Melhor Apresentadora de Talk Show, com o programa “Today”. Em 2003 e 2009, venceu o Emmy novamente e na mesma categoria, com “The View”. Há também os exemplos do Gold Derby Awards, em 2007; Online Film & Television Association, nos anos de 2000, 2001 e 2010; e o Television Critics Association Awards, em 2013.

Barbara Waters sempre foi uma apresentadora e entrevistadora competitiva em relação a obter entrevistados, além de sempre encarar de frente com as críticas muitas vezes machistas.

 

Foto Destaque: A apresentadora, âncora e repórter Barbara Waters, em 2014, antes de sua aposentadoria. Reprodução: Robert Deutsch/USA Today Network.

Deixe um comentário

Deixe um comentário