Um terremoto de magnitude 6,5 graus atingiu o nordeste de Taiwan nesta manhã de domingo (24), segundo o Centro Sismológico Europeu Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês) o tremor pode ser sentido na capital Taipé.
O epicentro do tremor foi no condado de Yilan, que fica na região nordeste do país e também foram sentidos leves tremores na região norte e leste da ilha. Não foram registrados danos importantes a alguma estrutura e as autoridades anunciaram que uma mulher ficou ferida.
(Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos/Reprodução)
A ilha de Taiwan fica localizada em meio a duas placas tectônicas assim sendo muito comum terremotos no país. O terremoto deste domingo durou cerca de 30 segundos e aconteceu a uma profundidade de 67 quilômetros o que impediu que causasse dano maior. Foi o tremor mais forte que ocorreu no país este ano.
O sistema de energia operou normalmente, logo após ser detectado um tremor secundário de 5,7. O metrô foi fechado por precaução durante um tempo, menos de uma hora, mas logo restabeleceu seu funcionamento.
https://inmagazine.com.br/post/Em-piora-fiscal-Guedes-defende-a-aceleracao-da-alta-de-juros
Devido a localização da ilha, é muito comum ocorrer terremotos de diferentes magnitudes semelhantes ao que ocorreu neste domingo , temos em 2020 um terremoto de 6,2 que atingiu a capital Taipei porém não causou danos ou feridos. Já em outras duas situações o país sofreu com os tremores de grandes magnitudes, em 2018 um tremor de 6,4 , magnitude semelhante ao de hoje provocou 17 mortes e deixou quase 300 pessoas feridas na cidade turística de Hu-lien.
Em 1999 ocorreu o pior desastre da história da ilha, denominado como Chi Chi o terremoto atingiu a magnitude de 7,6 causando mais de 2 mil mortes e deixando mais de 10 mil pessoas feridas e causando inúmeros danos a Ilha.
Foto Destaque:Bandeira de Taiwan(Reprodução: Ann Wang/Reuters)