A empresa de produtos eletrônicos Apple pretende lançar modelos do MacBook com tela touchscreen em 2025, segundo indica o site Bloomberg. Se confirmado, esta será parte de uma grande atualização do MacBook Pro e indicará uma grande mudança do pensamento da multinacional sobre a tecnologia em seus notebooks.
Tanto Steve Jobs, em 2010, quanto seu sucessor, Tim Cook, em 2012, se manifestaram contra a ideia. O fundador da Apple citou que isto poderia ser “ergonomicamente terrível”, enquanto Cook comparou a “fundir uma torradeira com uma geladeira”. Já outros executivos da empresa já se manifestaram contra por conta da “inviabilidade econômica”.
A CNET, empresa de mídia californiana, também apurou que a Apple pretende mudar a tela de LCD e Mini-Led para OLED, algo que visa adaptar aos seus concorrentes – Dell, Microsoft, Lenovo – que usam a tecnologia em seus dispositivos e no qual suas vendas ultrapassaram os modelos de iPad.
As mudanças, no entanto, não passam do display: no modelo touch, haverá também o teclado e o trackpad, de modo a manter as características básicas de um notebook ou laptop.
Ainda segundo a Bloomberg, a Apple segue com novidades para 2023. A empresa pretende lançar o MacBook Air com tela de 15 polegadas, indo além dos planos de um modelo de 12 polegadas. Há, também, a possibilidade de lançarem um iMac Pro.
Modelos de MacBook para 2023. Reprodução: Andrew Cunningham/New York Times
A Apple é uma empresa fundada em 1976 pelo trio composto por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, em uma garagem de uma casa em Los Altos, na Califórnia. Atualmente, sua sede está na cidade de Cupertino, no mesmo estado, com um valor de mercado de aproximadamente US$ 1 trilhão e receita de cerca de US$ 182,7 bilhões.
A multinacional é focada no desenvolvimento e comercialização de produtos eletrônicos para consumo. Seus modelos mais populares são o smartphone iPhone, computadores com sistema operacional Macintosh, os reprodutores de mídia iPod, relógios inteligentes Apple Watch e a plataforma de streaming Apple TV.
Foto Destaque: Um dos modelos do MacBook Pro. Reprodução: Apple.com