Depois de duas temporadas ruins, com rebaixamento em Brasília e polêmicas na Série B, a torcida gremista está ansiosa por um ano melhor em 2023. No entanto, o técnico Gramiste tentou alertar os torcedores para não esperarem grandes atuações da equipe nos primeiros jogos do ano.
Renato Portaluppi em coletiva de imprensa- (Foto:Reprodução/Lucas Uebel)
“Nossa responsabilidade aumentou significativamente porque os torcedores acreditam. Tem que ter entrega, atitude, nossa torcida sofreu muito em 2021 por conta da baixa, jogou a Série B em 2022, com futebol abaixo do que poderia apresentar. Agora estamos na primeira liga com um grupo forte. O jogador também deve assumir essa responsabilidade, os torcedores vão se responsabilizar, o presidente vai se responsabilizar por mim e eu vou me responsabilizar pelo meu time.”, frisou o treinador.
Apesar da responsabilidade de começar o ano com um título, ainda que pequeno, Renato entende que o processo de aprimoramento da equipe é gradual e não acontecerá da noite para o dia. No ano de 2022, o Grêmio teve muitas mudanças no elenco. Sete jogadores que participaram da promoção à Série A deixaram o clube e 10 reforços chegaram à Arena.
“Sabíamos da importância de contratarmos jogadores importantes. Normal a expectantamento do torcedor, mas tem que ter calma, muita calma. Não tem um clube no mundo que vai jogar tudo que sabe num inicio de temporada. Temos muitos jogadores estrangeiros, eles estão se adaptando. Vamos com calma. Aos poucos, vamos progredindo e chegando exatamente que a gente quer. O torcedor está animado, mas estamos com os pés no chão”, completou.
A maior expectativa da temporada do Grêmio é Luis Suárez. Principal reforço do clube neste ano, o craque uruguaio espera a volta às glórias após um breve passado de muitas decepções para os torcedores.
A nova camisa 9 foi anunciada no BID (Boletim Diário) da CBF desta segunda-feira e estará no jogo. Renato fez questão de elogiar o jogador e enfatizou que ele está em um período de adaptação. Sem revelar quanto tempo pode confiar no atacante à medida que a sua condição física melhorou, o comandante também se voltou para o lado pessoal de Luisito.
Renato Portlupi mostrou bom humor quando questionado se mostrou a Luis Suarez o famoso “DVD”. Capitão do Gremio riu e contou uma piada que fez recentemente com o jogador em um dos treinos:
“Eu brinquei com o Suárez esses dias. Falei que se eu jogava no Barcelona com Messi e Neymar eu teria feito 1.000 gols em um campeonato só. Teria passado até o Pelé”, brincou Renato, antes de elogiar a postura do uruguaio
“Jogador experiente, vencedor, muito humilde, abraçou o grupo, o grupo o abraçou. Ele é goleador. Acima de tudo, a primeira coisa que conversou comigo é que veio para vencer e ajudar. Jogador é fácil de trabalhar. O craque não te dá problemas. Quem te dá problemas é quem acha que é craque. O craque conhece, por isso é um vencedor. Tem dentro de si aquela gana de ganhar. Ele veio com esse pensamento”, exaltou Renato.
O Grêmio abre a temporada 2023 contra o São Luiz nesta terça-feira pela Recopa Gaúcha, cercado de expectativas pela estreia de reforços, com destaque para Luis Suárez. Na coletiva da tarde, o técnico Renato Portalupi pediu paciência aos torcedores, enfatizou que com novos jogadores vem a responsabilidade e elogiou a “estrela” uruguaio.
Foto destaque: Renato Portaluppi. Reprodução/Pinterest.