Juventus perde 15 pontos no Campeonato Italiano por fraude fiscal

A Juventus sofreu algumas punições por parte da Federação Italiana de Futebol, entre elas, a perda de 15 pontos na disputa da Serie A TIM. Isso aconteceu, por conta de fraudes fiscais, envolvendo a negociação com alguns jogadores. De acordo com comunicado da entidade, ocorreu também o afastamento de 11 dirigentes do clube, incluindo o […]

21 jan, 2023

A Juventus sofreu algumas punições por parte da Federação Italiana de Futebol, entre elas, a perda de 15 pontos na disputa da Serie A TIM. Isso aconteceu, por conta de fraudes fiscais, envolvendo a negociação com alguns jogadores. De acordo com comunicado da entidade, ocorreu também o afastamento de 11 dirigentes do clube, incluindo o antigo presidente, Andrea Agneli, suspenso por 24 meses.

Além de jogar o Campeonato Italiano, agora com 15 pontos a menos na classificação, a Juve passou por outras punições. A suspensão de 30 meses do ex-diretor esportivo, Fabio Paratici, atual diretor de futebol do Tottenham Spurs; suspensão de 8 meses para o ex-diretor geral do clube, Pavel Nedved, que já foi ídolo da Velha Senhora como jogador; e punição fiscal em mais 9 dirigentes do time.

Em 18 rodadas da Serie A até o momento, a Juventus ocupava o terceiro lugar, com 37 pontos. Apenas 1 ponto atrás do segundo colocado, Milan, e 10 pontos de distância para o líder do campeonato, Napoli, além de ter o destaque de possuir a melhor defesa da competição, dado importante para um torneio de pontos corridos.

Hoje em dia, o clube se encontra na décima posição, com a mesma pontuação de Empoli e Bologna, que só estão atrás do time de Turim, pelo fator saldo de gols.


Juventus perde 15 pontos no Campeonato Italiano por fraude fiscal

Jogadores da Juvenus agradecendo pela presença da torcida (Foto: Reprodução/Instagram)


De acordo com informações da agência de notícias AFP, no ano passado, a Juventus já tinha sido absolvida dessas acusações fiscais, junto com outras dez entidades do futebol mundial. Mas, o tribunal de apelação da Federação Italiana, aceitou o pedido da procuradoria de reabrir o processo devido aos elementos transmitidos pelo Ministério da Justiça.

Esse já é o segundo escândalo grave, envolvendo a Velha Senhora, apenas no século 21. Em 2006, aconteceu o chamado Calciopoli, um caso em que a Juve a possivelmente teria manipulado seus resultados do Campeonato Italiano para ser campeão. Naquela ocasião, os títulos de 2004/05 e 2005/06 foram invalidados, e a equipe de Turim foi rebaixada imediatamente para a Serie B.

 

Foto destaque: Emblema da Juventus. Reprodução/Instagram

Mais notícias