Juventus perde 15 pontos no Campeonato Italiano por fraude fiscal

Rodrigo Fernandes Por Rodrigo Fernandes
3 min de leitura

A Juventus sofreu algumas punições por parte da Federação Italiana de Futebol, entre elas, a perda de 15 pontos na disputa da Serie A TIM. Isso aconteceu, por conta de fraudes fiscais, envolvendo a negociação com alguns jogadores. De acordo com comunicado da entidade, ocorreu também o afastamento de 11 dirigentes do clube, incluindo o antigo presidente, Andrea Agneli, suspenso por 24 meses.

Além de jogar o Campeonato Italiano, agora com 15 pontos a menos na classificação, a Juve passou por outras punições. A suspensão de 30 meses do ex-diretor esportivo, Fabio Paratici, atual diretor de futebol do Tottenham Spurs; suspensão de 8 meses para o ex-diretor geral do clube, Pavel Nedved, que já foi ídolo da Velha Senhora como jogador; e punição fiscal em mais 9 dirigentes do time.

Em 18 rodadas da Serie A até o momento, a Juventus ocupava o terceiro lugar, com 37 pontos. Apenas 1 ponto atrás do segundo colocado, Milan, e 10 pontos de distância para o líder do campeonato, Napoli, além de ter o destaque de possuir a melhor defesa da competição, dado importante para um torneio de pontos corridos.

Hoje em dia, o clube se encontra na décima posição, com a mesma pontuação de Empoli e Bologna, que só estão atrás do time de Turim, pelo fator saldo de gols.


Jogadores da Juvenus agradecendo pela presença da torcida (Foto: Reprodução/Instagram)


De acordo com informações da agência de notícias AFP, no ano passado, a Juventus já tinha sido absolvida dessas acusações fiscais, junto com outras dez entidades do futebol mundial. Mas, o tribunal de apelação da Federação Italiana, aceitou o pedido da procuradoria de reabrir o processo devido aos elementos transmitidos pelo Ministério da Justiça.

Esse já é o segundo escândalo grave, envolvendo a Velha Senhora, apenas no século 21. Em 2006, aconteceu o chamado Calciopoli, um caso em que a Juve a possivelmente teria manipulado seus resultados do Campeonato Italiano para ser campeão. Naquela ocasião, os títulos de 2004/05 e 2005/06 foram invalidados, e a equipe de Turim foi rebaixada imediatamente para a Serie B.

 

Foto destaque: Emblema da Juventus. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário