A marca de roupa Schiaparelli causou polêmica ao colocar em desfile, no Petit Palais, em Paris, cabeças de animais feitas de material sintético, como parte componente das roupas da marca. A nova coleção que está inspirada na “Divina Comédia”, do autor Dante Alighieri, fez uma composição em que três animais representam os que Dante encontrou na porta do inferno quando encontrou Virgílio: lobo, leão e leopardo.
Exploração ou arte, mau gosto ou divino dividiram o público e os críticos da moda sobre a coleção de alta costura da Schiaparelli. No momento do desfile, ocorrido na manhã desta segunda-feira (23), começou a surgir inúmeras críticas nas redes sociais, sobre qual o intuito de escolher tais animais. Muitos dizem ser pela bravura da fundadora da marca, Elsa Schiaparlli; outros se seriam a forma de validar a arte da “couture”; e até mesmo se tudo isso é uma tentativa de mostrar status, visto que esta decoração de animais selvagens é usada em decorações da casa e até em outras vestimentas.
Elsa Schiaparelli/ Reprodução: Uncommon and Curated
A revista Bazaar, em um comentário sobre a publicação do desfile, argumenta que não enxergam como ideal utilizar esses símbolos em pleno século XXI, já que muitos se encontram em extinção e vivem em um ambiente constantemente em desmatamento, podendo ter sido utilizado outras provocações.
Por outro lado, outras revistas da moda analisaram como inovador e revigorante as novas ideias utilizadas pela marca. Com um comentário de Roseberry, que pensou a coleção primavera-verão 2023, argumentaram: “É uma comédia e não uma tragédia, então eu não queria escuridão, mas um sentimento caloroso, bonito, positivo. Ter a sensação de que havia luz no fim do túnel”. E acrescentou: “É a ideia de que para chegar ao paraíso você tem que passar pelo inferno. Dante foi para o inferno no meio de sua vida, e eu adorei que todos os animais representassem um vício diferente”.
O lançamento da coleção contou com a presença de inúmeras figuras importantes da moda e teve muitas aclamações do público presente.
Foto destaque: Desfile de moda Schiaparelli/ Reprodução: Conexão Planeta